Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em debate, candidatos de SP prometem de wi-fi a creches

Wi-fi gratuitos em ônibus públicos, diminuição de impostos e a repetição de metas que não foram cumpridas.

No primeiro debate da eleição em São Paulo, promovido na segunda (22) pela TV Bandeirantes, candidatos reciclaram antigas propostas e dispararam promessas que vão de pistas de skate à "verticalização de creches".

O prefeito Fernando Haddad (PT), que tenta a reeleição, prometeu entregar 100 mil vagas na educação infantil no próximo mandato, o que significaria quase zerar o deficit de vagas de creches.

A atual gestão, porém, havia projetado construir 243 creches e só entregou 38. O município criou no mandato 96,5 mil vagas.

A iniciativa depende de viabilizar planos de construção de creches. "Há regiões da cidade praticamente sem demanda e outras onde ela é maior. Como deslocar as crianças?", diz Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP.

Líder nas pesquisas, Celso Russomanno (PRB) também fez promessas relacionadas ao tema e propôs ainda redução de impostos e uma nova frequência de rádio para a Guarda Municipal.

Na área da saúde, disse que vai bancar aumento na remuneração de médicos e ampliar o quadro de profissionais por meio da economia de recursos gerada com a prevenção e a informatização dos prontuários, que "cada pessoa poderá ver no computador em casa".

As sugestões esbarram nas dificuldades financeiras que o município atravessa. Conforme a Folha mostrou há duas semanas, a prefeitura, em pleno ano eleitoral, reduziu os investimentos e vem sofrendo com a queda da arrecadação, diante da crise econômica, e do aumento de gastos de pessoal.

Um dos setores que costumam ter mais peso em eleições em São Paulo, o transporte também virou plataforma de promessas dos candidatos durante o debate, como João Doria (PSDB).

A ex-prefeita Marta Suplicy (PMDB) disse que vai construir seis novos corredores de ônibus, incluindo um de 40 km de extensão, ligando a zona norte à sul e passando pela avenida 23 de Maio.

Para o arquiteto Flamínio Fishman, a viabilidade do projeto depende de uma análise de demanda que nunca foi feita. "A faixa de ônibus na 23 de Maio em muitos trechos é subutilizada."

Além de Marta, Haddad, Doria e Russomanno, também participou do encontro Major Olímpio (SD). Outros seis candidatos, incluindo Luiza Erundina (PSOL), ficaram de fora.

CONFIRA A AGENDA DE DEBATES ENTRE OS CANDIDATOS

Primeiro turno:
2/9 - Rede TV
18/9 - TV Gazeta e Estado de S. Paulo
23/9 - SBT, Folha e UOL
25/9 - Record
29/9 - Globo

Segundo turno:
7/10 - Band
14/10 - Rede TV
16/10 - TV Gazeta e Estado de S. Paulo
21/10 - SBT, Folha e UOL
23/10 - Record
28/10 - Globo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade