Publicidade
Publicidade
Publicidade

João Doria promete criar prêmios para incentivar paulistanos

Se eleito prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) propõe criar uma série de premiações em diversas áreas para incentivar a população.

O tucano sugere cinco prêmios, voltados à comunidade negra, à leitura, à educação ambiental, à cidadania e à nota fiscal paulistana. Com isso, imprime uma marca de sua carreira empresarial na campanha eleitoral.

O Lide, organização de empresários que ele fundou, entrega o Prêmio Líderes do Brasil a executivos e autoridades brasileiras. O Natal do Bem, evento beneficente que ajuda a realizar, também usa premiações para estimular a compra de rifas.

João Montanaro/Editoria de Arte/Folhapress
Ilustração Doria

As menções aos prêmios no programa de governo, porém, são vagas. A campanha diz que "os detalhes, no que diz respeito à escolha do premiado ou tipo de premiação, ainda não foram feitos".

Doria diz que "o programa é ponto de partida de um processo dinâmico e aberto, que desejamos debater com a sociedade e aprimorar para que eu possa torná-lo a principal referência para a elaboração do Plano de Metas e do Plano Plurianual de Investimento".

O documento propõe, como diretriz voltada à população negra, criar "premiação para destacar valores humanos da comunidade e dos que a apoiam". Para incentivar a leitura, sugere o prêmio "São Paulo Amiga da Leitura", sem maiores especificações.

Em relação à educação ambiental, Doria sugere "premiações, certificações e estímulos para práticas sustentáveis". No item intitulado "respeito ao cidadão", defende "premiações para comportamentos exemplares de cidadania, solidariedade e atitudes colaborativas".

O candidato sugere reforçar o uso da nota fiscal paulistana por meio de "campanhas de premiação e incentivo para melhorar a arrecadação do ISS de serviços onde se verifica alta evasão fiscal".

Segundo a assessoria de imprensa de Doria, os prêmios poderão ser implementados "na forma de bolsas de estudos, apoio institucional a uma ação na comunidade ou no simples reconhecimento do trabalho de alguém".

Questionada sobre o valor que seria aportado nos programas, a campanha respondeu que "são muitas alternativas, além da premiação em dinheiro sugerida pela pergunta, e a melhor delas será adotada após estudos feitos em momento oportuno".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade