Publicidade
Publicidade
Publicidade

Com novos marqueteiros, candidatos estreiam programa de TV

Bruno Poletti/Folhapress
Montagem com candidatos a prefeitura de São Paulo. Celso Russomanno, Marta Suplicy, Luiza Erundina, Fernando Haddad, João Doria Jr.
Candidatos à Prefeitura de SP Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Luiza Erundina (PSOL), Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB)

A propaganda eleitoral estreia nesta sexta-feira (26) sem as grandes estrelas do marketing político. A relativa escassez de recursos, provocada pela proibição de doações empresas privadas, e a sombra da operação Lava Jato espantou de São Paulo os principais marqueteiros.

Sob o comando de novos publicitários, os principais candidatos da corrida pela Prefeitura de São Paulo apostarão em diferentes estratégias para aproveitar o tempo de propaganda gratuita.

Duda Lima, que trabalhou nas campanhas do deputado federal Tiririca (PR-SP), é o responsável pelo marketing do líder nas pesquisas eleitorais, Celso Russomanno (PRB).

Com o slogan "São Paulo sabe, a gente resolve", ele reforçará a imagem de defesa do consumidor do deputado e focará na área da saúde.

Uma das novas propostas é criar um prontuário eletrônico. A ideia consiste na entrega de um cartão com chip aos pacientes do sistema público, com dados como internações e vacinas.

Embora tenha sido ponto de discórdia entre a direção do PT e a equipe de comunicação da campanha à reeleição do prefeito Fernando Haddad, a saúde também será um dos temas dos primeiros programas do petista.

Os comerciais são comandados por Angela Chaves, que, como diretora da Link Propaganda, trabalhou nas peças publicitárias do Ministério da Educação quando Haddad era o chefe da pasta.

Com o slogan "É mais São Paulo. É diferente", Haddad se dedicará à prestação de contas de seu governo, evitando o debate nacional.

Ele admitirá que houve um deficit de comunicação em seu governo, mas alegará que a medida foi adotada para economizar as verbas em publicidade e equilibrar as contas em plena crise.

Marqueteiro de Marina Silva na eleição presidencial de 2014, o publicitário Lula Guimarães mostrará João Doria (PSDB) como o empresário que venceu adversidades, prosperou na iniciativa privada e pretende empregar seu talento como executivo.

Os primeiros programas e inserções de TV serão mais biográficos, falando da adolescência do empresário, período que teria sido árduo.

O jornalista Alexandre Oltramari, que integrou a equipe de marketing político da pré-campanha do tucano Aécio Neves à presidência da República, em 2013, levará a senadora Marta Suplicy (PMDB) para a TV com o slogan "Coragem para Mudar". A candidata tem feito diversas gravações na periferia de São Paulo, onde desfruta de mais popularidade.

Nas palavras de Pedro Ekman, marqueteiro da deputada federal Luiza Erundina (PSOL), a primeira aparição no horário eleitoral será "um protesto silencioso de quem foi silenciado" –referência ao fato de ela não ter sido convidada para debates.

DE OLHO NAS CAMPANHAS

Celso Russomanno (PRB):
- Ordem de veiculação: 2°
- Tempo de bloco: 1min12s
- Tempo de inserção: 5min4s
- Marqueteiro: Duda Lima
- Slogan: São Paulo sabe, a gente resolve

Marta Suplicy (PMDB):
- Ordem de veiculação: 11°
- Tempo de bloco: 1min57s
- Tempo de inserção: 8min13s
- Marqueteiros: Alexandre Oltramaria e Otávio Cabral
- Slogan: Coragem para mudar

Luiza Erundina (PSOL):
- Ordem de veiculação: 4°
- Tempo de bloco: 10s
- Tempo de inserção: 45s
- Marqueteiro: Pedro Ekman
- Slogan: Os sonhos podem governar

Fernando Haddad (PT):
- Ordem de veiculação: 3°
- Tempo de bloco: 2min25s
- Tempo de inserção: 10min54s
- Marqueteira: Angela Chaves
- Slogan: É mais São Paulo. É diferente

João Doria (PSDB):
- Ordem de veiculação: 10°
- Tempo de bloco: 3min6s
- Tempo de inserção: 13min3s
- Marqueteiro: Lula Guimarães
- Slogan: Acelera SP

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade