Publicidade
Publicidade
Publicidade

'Vou sair da invisibilidade', diz Erundina sobre presença em debates de TV

Nelson Antoine/FramePhoto/Folhapress
A candidata do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina, durante protesto contra sua ausência em debate promovido pela Band
A candidata do PSOL Luiza Erundina em protesto contra sua ausência em debate da Band

A candidata à Prefeitura de São Paulo Luiza Erundina (PSOL) comemorou nesta sexta-feira (26) a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que deve permitir sua participação em debates de televisão.

"Vou sair da invisibilidade", afirmou. "Só tenho aparecido na mídia virtual. Então, pelo menos nos debates, estarei disputando em igualdade de condições com os outros candidatos".

Nesta quinta (25), o STF decidiu que caberá às emissoras de rádio e televisão estabelecer quais candidatos poderão participar dos debates eleitorais. Antes, a lei previa que apenas nomes cuja coligação tivesse ao menos dez deputados eleitos teria presença garantida – qualquer outro nome teria que ser aprovado por dois terços dos outros concorrentes.

Erundina havia sido convidada para o debate da TV Bandeirantes, na segunda-feira (22), mas teve sua presença vetada pelas campanhas de João Doria (PSDB), Marta Suplicy (PMDB) e Major Olímpio (SD).

"Agora, vamos nos esforçar para compensar o desequilíbrio no tempo eleitoral, mais uma medida autoritária dessa legislação eleitoral", disse a candidata, que só terá cerca de 10 segundos diários de propaganda eleitoral gratuita.

DATAFOLHA

A candidata também se disse satisfeita com o resultado da última pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta, em que aparece no terceiro lugar com 10% das intenções de votos, mesma posição do levantamento anterior.

A deputada federal está atrás de Celso Russomanno (PRB), 31%, e Marta Suplicy (PMDB), com 16%, mas na frente do atual prefeito Fernando Haddad (PT), 8%, e de João Doria (PSDB), com 5%.

"Fiquei muito contente porque, com as limitações da nossa campanha e a indefinição dos debates, mantivemos esse patamar", afirmou Erundina. Um dos receios de sua campanha é que sua candidatura "desidratate" pela pouca exposição na TV.

HADDAD

Erundina participava nesta sexta de um ato contra o Sampaprev, projeto de lei da gestão Haddad que criaria uma previdência privada para servidores da prefeitura. Após repercussão negativa, o prefeito anunciou que retiraria a proposta da Câmara dos Vereadores.

No evento, a deputada criticou a proposta e Haddad.

"Não é bom achar que está tudo bem e que já foi retirado, temos que continuar mobilizados. Tem outras áreas em que a prefeitura está sinalizando com uma política privatista, como no Anhembi [que a atual gestão pretende conceder à iniciativa privada]", afirmou.

O vice de Erundina, Ivan Valente, que também compareceu ao protesto, endossou as críticas.

"A lógica do PT do Haddad é, em menor escala, a mesma lógica privatizante do PSDB", disse.

*

CONFIRA A AGENDA DE DEBATES ENTRE OS CANDIDATOS

Primeiro turno:
2/9 — Rede TV
18/9 — TV Gazeta e Estado de S. Paulo
23/9 — SBT, Folha e UOL
25/9 — Record
29/9 — Globo

Segundo turno:
7/10 — Band
14/10 — Rede TV
16/10 — TV Gazeta e Estado de S. Paulo
21/10 — SBT, Folha e UOL
23/10 — Record
28/10 — Globo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade