Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoio de Lula e Temer afasta eleitores em Recife e Belo Horizonte

Yasuyoshi Chiba e Evaristo Sá/AFP
Fotomontagem: Lula (esq.) e Michel Temer
Fotomontagem: Lula (esq.) e Michel Temer

O apoio de padrinhos políticos conhecidos tem apresentado influência negativa na disputa pela Prefeitura de Recife e Belo Horizonte, de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha.

Em Recife, 73% dos eleitores entrevistados não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo presidente interino, Michel Temer (PMDB). Já um candidato apadrinhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria rejeitado por 52% da população. Temer tem se mantido neutro, enquanto Lula apoia o ex-prefeito João Paulo (PT).

Com uma rejeição um pouco menor, o atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afastaria 50% dos eleitores de um candidato à Prefeitura. Ele trabalha pela reeleição de Geraldo Julio (PSB).

De acordo com o Datafolha, 6% dos eleitores disseram que votariam "com certeza" no concorrente apoiado por Temer e 15% "talvez" seguissem a indicação do peemedebista.

Já o índice de pessoas que votariam em um nome indicado por Lula é maior —chegando ao patamar de 30%—, enquanto 15% afirmaram que haveria a possibilidade de voto no candidato apoiado por ele.

Câmara atrairia 14% dos eleitores a um candidato que apoiasse em Recife e 29% dos entrevistados dizem que poderiam pensar em votar no nome indicado pelo governador.

O levantamento foi feito em 23 e 24 de agosto e ouviu 815 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

OPINIÃO SOBRE O APOIO DE POLÍTICOS A UM CANDIDATO* - Em Recife, o apoio do...

BELO HORIZONTE

Em Belo Horizonte, o apoio de Lula a um candidato causa rejeição de 67% do eleitorado. Um índice bem superior aos 11% das pessoas que dariam o voto ao apadrinhado do petista ou aos 16% que considerariam a ideia. O ex-presidente apoia o deputado federal Reginaldo Lopes (PT).

Já um nome apoiado pelo atual governador de Minas Gerais, o petista Fernando Pimentel, teria uma rejeição de 54% —enquanto 10% votariam certamente neste nome e 28% estudariam a possibilidade.

O concorrente indicado pelo prefeito da cidade, Mácio Lacerda (PSB), não ganharia o voto de 44% dos eleitores, de acordo com a pesquisa. Mas o apoio do político traria 14% do eleitorado "com certeza" e 34% "talvez" optasse pelo seu candidato. O candidato de Lacerda é seu vice na prefeitura, Délio Malheiros (PSD).

A pesquisa foi feita em 23 e 24 de agosto e ouviu 811 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

OPINIÃO SOBRE O APOIO DE POLÍTICOS A UM CANDIDATO* - Em Belo Horizonte, o apoio do...

DISPUTA

Na capital pernambucana, o ex-prefeito João Paulo (PT) e o candidato a reeleição Geraldo Julio (PSB) estão tecnicamente empatados na liderença —32% e 28% das intenções de votos em pesquisa estimulada.

Em Belo Horizonte, o tucano João Leite lidera a pesquisa com 26% das intenções de voto, no primeiro levantamento feito pelo Datafolha após a oficialização das candidaturas. Em segundo lugar, surge Alexandre Kalil (PHS), com 14%, e, na sequência, estão Eros Biondini (PROS), com 6%, Luis Tibe (PT do B) e Vanessa Portugal (PSTU), com 4% cada.

SÃO PAULO

Na capital paulista, pesquisa do Datafolha também aponta rejeição em relação a nomes de padrinhos.

Em São Paulo, Lula é o nome com mais desaprovação: 73% não votariam "de jeito nenhum" no candidato apoiado pelo petista. Associar-se a Temer afastaria o voto de 65% dos eleitores paulistanos, e 51% não dariam o voto ao nome endossado pelo governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB).

Opinião sobre o apoio de políticos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade