Publicidade
Publicidade
Publicidade

Desafios de SP: confira os principais obstáculos da próxima prefeitura na educação

A Folha inaugura nesta terça-feira (6) a série "Desafios de SP", que se propõe a fazer um diagnóstico dos principais obstáculos da próxima Prefeitura de São Paulo. As reportagens abordarão os temas educação, saúde, meio ambiente, cultura, contas públicas, segurança, transporte e urbanismo. Com a avaliação de especialistas e repórteres especializados, serão publicadas ao longo do mês de setembro.

Nesta terça, o tema é educação. No vídeo acima, o repórter Paulo Saldaña lista quais são, para ele, as principais dificuldades. Abaixo, estão os principais desafios compilados com a ajuda de especialistas no tema.

*

Solucionar a demanda por creches

Em agosto de 2016, havia cerca de 122 mil crianças na fila da creche, segundo dados da secretaria Municipal de Educação. Como mostrou a Folha, em novembro de 2015 a fila para conseguir vaga chegava a até 840 dias, ou mais de 2 anos.

Aumentar o número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos

Em junho de 2008, foram 105.050 matrículas no EJA (Educação de Jovens e Adultos, dedicada aos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada). Em junho de 2016, foram 48.125, ou 46% a menos. Os dados são da Secretaria Municipal de Educação.

"O atendimento é muito precário. O Estado abandonou o EJA, criando uma pressão sobre a Prefeitura. E tem uma peculiaridade, que é uma população vulnerável, em geral pessoas que não tiveram uma experiência muito boa com a escola. Custa caro e tem que manter poucos alunos por turma. Como garantir o caminho para a universalização?", questiona Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP.

Melhorar a qualidade do Ensino Fundamental

O último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgado referente ao aprendizado dos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental mostrou que as crianças do 5º ano tiveram uma nota de 4,8. Já a nota mais recente dos últimos anos do ensino fundamental foi divulgada em 2013: os alunos do 9º ano tiraram 4,4. Segundo especialistas, os padrões de aprendizagem na rede municipal são "preocupantes".

Melhorar a qualidade do ensino pré-escolar

A qualidade do ensino na pré-escola, direcionado às crianças de 4 a 6 anos, também precisa de mais atenção. "Tem que pôr toda a força na pré-escola, que precisa ser universalizada. Precisa haver um currículo sério, uma atenção ao desenvolvimento global da criança. Seria interessante um programa de atualização dos professores", avalia Guiomar Namo de Mello, diretora da EBRAP (Escola Brasileira de Professores) e ex-secretária municipal de Educação.

Aumentar a cooperação com outros poderes e instituições

A Prefeitura precisa aumentar a cooperação com o Estado, o governo federal e a iniciativa privada para debater as principais necessidades no ensino público. Uma articulação das ações desses agentes traria resultados mais eficazes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade