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Russomanno adota estilo de programa de TV para ganhar votos nas ruas

Líder nas pesquisas à Prefeitura de São Paulo, o deputado federal Celso Russomanno (PRB) adota campanha de rua com jeito show de televisão e direito a dicas do consumidor na busca de votos.

O parlamentar, que também é apresentador de TV, anda sempre acompanhado por câmeras, refletores e microfones. Ao seu lado, uma equipe de assessoras.

O staff feminino do candidato anda com bolos de santinhos, que Russomanno autografa antes de entregar.

Alguns dos que recebem o material de divulgação acabam, então, descobrindo que falam com o candidato e não com o apresentador de TV.

"É para vereador, né?", diz um homem. "Não, prefeito", Russomanno responde, sem desfazer o sorriso estático.

Ele também posa para selfies e, frequentemente, dá dicas relacionadas a defesa do consumidor. O eleitor —quase sempre com razão no que reclama, segundo o candidato— tem seu nome anotado para contato.

"Eu atendo todas essas pessoas, mas fora do período eleitoral, pois a legislação não permite. Depois essas pessoas serão procuradas e vamos resolver as questões relacionadas ao direito do consumidor", diz ele.

O consultor de vendas Alcimar Maranhão, 65, por exemplo, procurou Russomanno no dia 31, durante agenda no Mercadão, no centro da capital. Reclamou de ter sido seu nome incluído no cadastro de maus pagadores mesmo após ter quitado parcelas de um carro.

"A minha equipe vai anotar os teus dados para a gente entrar em contato. Agora nas eleições fui obrigado a me afastar da TV", disse a Alcimar. "Se o senhor tem os pagamentos feitos e estão te cobrando e levando seu nome ao SPC, o senhor tem direito inclusive a indenização."

Após receber a dica, Alcimar foi abordado pela equipe do candidato para que ele fizesse um vídeo de apoio no Facebook. Saiu sem o problema resolvido, mas aparentemente satisfeito pela atenção.

A maioria das agendas de campanha do deputado é em feiras livres. As incursões rendem imagens de Russomanno, bastante conhecido nas ruas, distribuindo beijos e abraços em meio à multidão.

O estilo é parecido com o da campanha de 2012, quando ele perdeu a liderança e ficou fora do segundo turno após lançar a proposta de um bilhete único com cobrança pela distância percorrida. Para o candidato, porém, o desenlace deve ser diferente por ter mais tempo de TV agora.

No horário eleitoral, as cenas são acompanhadas da mensagem de que se trata de um candidato que "enfrentou os poderosos" na TV para ajudar os pobres.

O apelo à memória afetiva dos eleitores-telespectadores se estende ao Facebook, onde Russomanno relembra os tempos em que era repórter do programa "Aqui Agora", do SBT, e posta foto ao lado do ex-patrão Silvio Santos.

O discurso que repete à exaustão é o de que vai fazer as coisas funcionarem, mas evita prometer obras caras. Muitas das metas se limitam a continuar obras da gestão de Fernando Haddad (PT), a quem disse que convidaria para as inaugurações.

As principais propostas têm apelo tecnológico, como a criação de aplicativos em que a população poderá fiscalizar os serviços públicos. Hoje, a grande aposta é um cartão com chip, com o prontuário médico dos pacientes do sistema público.

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