Publicidade
Publicidade
Publicidade

Segundo Datafolha, Russomanno é visto como inteligente e autoritário; Haddad é indeciso

Bruno Poletti/Folhapress
Montagem com candidatos a prefeitura de São Paulo. Celso Russomanno, Marta Suplicy, Luiza Erundina, Fernando Haddad, João Doria Jr.
Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Luiza Erundina (PSOL), Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB)

O candidato Celso Russomanno (PRB) é considerado o mais inteligente, o mais inovador, o mais dedicado aos pobres e o mais autoritário na disputa pela Prefeitura de São Paulo, mostra pesquisa do instituto Datafolha.

O empresário João Doria (PSDB) é apontado como o candidato que mais defenderá os mais ricos. A senadora Marta Suplicy (PMDB) é vista como a mais realizadora entre os adversários.

O prefeito Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição, é o mais indeciso para os eleitores, de acordo com o levantamento do instituto.

João Montanaro
russomanno

O Datafolha ouviu 1.092 pessoas na quinta-feira (8). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Folha e a TV Globo.

Na primeira pesquisa realizada após o início do horário eleitoral, Russomanno perdeu vantagem. Ele agora tem 26% das intenções de votos, em empate técnico com Marta, que tem 21%.

Doria registrou 16%, também em empate técnico com a peemedebista.

Haddad vem atrás, com 9%, e Erundina, com 7%.

IMAGEM

A imagem de Haddad, cujo partido perdeu a Presidência da República com o impeachment de Dilma Rousseff, destaca-se por aspectos negativos.

De acordo com o levantamento, 28% acham que ele é o que faz mais promessas que não pode cumprir, na frente de Marta (14%).

Ele é visto como o mais indeciso (17%), de novo seguido por Marta (11%).

João Montanaro
haddad e doria

O mais autoritário é Russomanno, para 24%. Haddad é o segundo no quesito, com 15% das avaliações.

O deputado federal, por sua vez, é visto por 29% dos paulistanos aptos a votar como aquele que, se eleito, mais defenderá os pobres.

Depois dele, aparecem Marta (22%), Erundina (11%) e, então, Haddad (8%).

Russomanno também é considerado o mais inteligente (29%), na frente de Doria (21%) e de Marta (14%). É também o mais moderno e inovador para 27% dos eleitores, seguido por Doria (22%).

O empresário e apresentador de TV tucano, que disputa uma eleição pela primeira vez, soa para a maior parte dos eleitores (28%) como aquele que, se conquistar a prefeitura, fará mais pelos ricos. Depois dele, vem Haddad (16%) e, então, Russomanno (10%).

João Montanaro
Marta

Marta, que foi prefeita de São Paulo entre 2001 e 2004 pelo PT, é apontada como a mais realizadora dos candidatos. Para 27% ela faz mais. Depois, aparecem Russomanno (22%) e Haddad (11%).

ESPECTADORES

Doria, cuja coligação é formada por 12 partidos além do PSDB, é o candidato com maior tempo de televisão. O fator é importante para ele se tornar mais conhecido –sua taxa passou de 50% em agosto para os atuais 69%.

No entanto, o Datafolha mostrou que a maioria do eleitorado (57%) não assistiu ao horário eleitoral gratuito, que teve início em 26 de agosto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade