Publicidade
Publicidade
Publicidade

Embolada, disputa eleitoral em São Paulo esquenta com ataques

João Montanaro
Russomanno cavalinho//Haddad cavalinho//Marta cavalinho//Doria cavalinho//erundina cavalinho
Charges de Fernando Haddad (PT), Celso Russomanno (PRB), Luiza Erundina (PSOL), Marta Suplicy (PMDB) e João Doria (PSDB)

A pouco mais de duas semanas do primeiro turno, candidatos endureceram críticas a adversários na eleição pela Prefeitura de São Paulo, depois de mais uma pesquisa mostrar o crescimento do tucano João Doria e a queda de Celso Russomanno (PRB).

A candidata Marta Suplicy (PMDB), que está em segundo, em empate técnico com o empresário do PSDB, o atacou de forma mais direta pela primeira vez em uma agenda pública nesta quinta (15).

"Fico contente com a pesquisa e um pouco preocupada com o crescimento do Doria, porque ninguém elege uma pessoa sem nenhuma experiência impunemente", afirmou a senadora. O apresentador estreia em eleições.

Pesquisa do Datafolha de sexta-feia (9) mostrou Marta, com 21%, e Doria, com 16%, embolados no segundo lugar. Russomanno lidera a disputa, com 26%, mas sua vantagem diminuiu. O prefeito Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição, manteve-se com 9%. Luiza Erundina (PSOL) caiu para 7%.

A margem de erros é de três pontos percentuais.

Ao comentar o cenário, Marta comparou Doria a Haddad, à ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu impeachment, e ao ex-prefeito Celso Pitta (1997-2000), cuja gestão foi mal avaliada. "Veja o exemplo do Haddad, do Pitta, da Dilma. Nós temos que ter muito cuidado com esse crescimento", disse.

A campanha diz que as críticas não são planejadas. Segundo um assessor de Marta, não existe uma estratégia de bater em Doria, "mas também não tem de poupá-lo".

Estacionado na pesquisa, Haddad tenta conquistar votos tradicionais do PT na periferia que estão com Marta. Para isso, associa a senadora ao presidente Michel Temer (PMDB), a quem acusa de querer tirar direitos dos trabalhadores com sua proposta de reforma trabalhista.

O prefeito elevou o tom contra os três primeiros colocados e tenta se posicionar como o candidato de esquerda mais viável. "Se a Luiza não se viabiliza, parte dos votos dela migra para o Haddad", disse um petista.

Em mais uma crítica à senadora, Haddad disse à rádio Band News FM, nesta quinta, que sua proposta de criar a inspeção veicular gratuita "não tem pé nem cabeça".

Ao registrar o crescimento mais expressivo da disputa, Doria admitiu que a temperatura tende a se elevar. Uma acusação de Marta contra ele por propaganda irregular chegou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

"À medida que nós vamos crescendo e ganhando mais consistência, vai ter muita demanda desse tipo", disse. "Essa guerrinha faz parte. Não tem jogo decisivo, final de campeonato, sem canelada."

Russomanno tem evitado entrar em polêmicas para garantir a vaga no segundo turno. Amenizou críticas ao Uber, não se posicionou sobre a reforma trabalhista e não respondeu a fala de Marta sobre candidatos inexperientes. "Mando um grande beijo para ela e desejo sorte na campanha", desconversou.

Pesquisa Ibope - Prefeitura de SP - Intenção de voto - estimulado e único, em %

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade