Publicidade
Publicidade
Publicidade

Doria lidera no centro, Russomanno e Marta têm os extremos e Haddad sofre nas periferias

Com 25% das intenções de voto na última pesquisa Datafolha, divulgada na sexta (23), João Doria Jr. (PSDB) tem sua liderança escorada nos moradores da zona central e das regiões a ela contíguas —o chamado "centro expadido".

O detalhamento regional da pesquisa revela que o tucano tem 35% da preferência na região central, composta de bairros como Bela Vista, Bom Retiro, Consolação e República.

Doria soma esse mesmo índice (35%) na zona identificada pelo Datafolha como "Sul 1", com bairros como Campo Belo, Jabaquara e Moema.

Os resultados em ambas as regiões, que juntas somam cerca de 1,3 milhão de habitantes, são 10 pontos percentuais acima do auferido em toda a cidade.

A vantagem do peessedebista é ainda maior (45%) na zona "Oeste 1", com distritos como Alto de Pinheiros, Barra Funda, Lapa e Morumbi.

Já na zona identificada pelo Datafolha como "Leste 1", com bairros como Tatuapé, Mooca e Vila Formosa, o candidato do PSDB atinge 44% das intenções de voto.

ESPERANÇA NOS EXTREMOS

Em segundo e terceiro lugares no levantamento geral do Datafolha, respectivamente, os candidatos Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB) mostram mais força nos limites da cidade.

Russomanno lidera nos extremos leste e oeste. Ele tem 32% das intenções de votos —10 pontos a mais que sua média global— nas zonas identificadas por "Leste 2" (Aricanduva e Itaquera, entre outros) e "Leste 3" (Cidade Tiradentes e São Mateus, entre outros).

A vantagem do candidato do PRB é ainda maior no extremo oeste (37%), na zona identificada por "Oeste 2", onde ficam bairros como Jaguaré e Rio Pequeno.

Marta Suplicy, por sua vez, é a favorita no vasto extremo sul da cidade —vantagem importante à medida em que esta é a área mais populosa da capital, com cerca de 2,3 milhões de moradores.

Na região que abrange distritos como Capão Redondo, Jardim Ângela e Parelheiros, a peemedebista atinge 33% da preferência, 13 pontos a mais do que na média auferida em toda a capital paulista.

Ela também tem resultados melhores nos extremos leste (26%) e noroeste (22%). Em ambos, atinge o segundo lugar na preferência e chegaria ao segundo turno.

HADDAD SOFRE NA PERIFERIA

Candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT) tem resultados abaixo de sua média em todos os limites periféricos paulistanos, à exceção do extremo sul, onde atinge os mesmos 10% da pesquisa global.

Seu pior resultado é na zona "Leste 3" (Cidade Tiradentes e São Mateus, entre outros), onde tem 5%, apenas metade da estimativa de votos a ele associados em toda a cidade.

O desempenho do petista é melhor nas regiões central (Bela Vista, Consolação etc.) e "Oeste 1" (Alto de Pinheiros, Morumbi etc.), nas quais soma 18%.

Luiza Erundina, por sua vez, supera sua média (5%) nas regiões "Oeste 1" (11%), "Norte 2" (Brasilândia, Casa Verde, Limão etc.; 8%), "Leste 1" (7%) e "Sul 1" (6%).

A candidata do PSOL tem seu pior resultado no extremo oeste da cidade, com 3%, e surpreende pela baixa adesão na região central (4%), tida por favorável ao partido esquerdista.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade