Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lula cobra que eleitores que pedem 'Fora, Temer' votem em Haddad

Fabio Braga/Folhapress
Sao Paulo, SP,Brasil- 25.set.2016 - Lula faz caminhada de campanha junto com Haddad no Jardim da Conquista, Sao Mateus, na zona leste. Foto: Fabio Braga/Folhapress COD 3517
O ex-presidente Lula faz campanha junto com o prefeito e candidato Fernando Haddad em São Mateus, na zona leste de São Paulo

Na última semana de campanha eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao extremo leste de São Paulo para pedir votos ao candidato à reeleição em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT), onde atacou "a publicidade contra o PT" e mirou os adversários que apoiam o presidente Michel Temer (PMDB).

"Por causa da publicidade contra o PT, vão colocar uma raposa no galinheiro. Tucano que é menor do que raposa já come filhote de passarinho. Imagine uma raposa. Então, dia 2, vamos eleger Haddad e Chalita para prefeito e vice em São Paulo", discursou Lula na região de São Mateus.

Lula fez uma parte do evento sem o candidato, que se atrasou em mais de uma hora por causa de sua participação numa plenária de campanha na região central.

O ex-presidente disse estranhar que, em São Paulo, embora ouça as pessoas pedirem a saída do presidente Temer, escolhem candidatos ligados a ele.

"O povo de São Paulo não está diferente do resto do Brasil inteiro, gritando 'fora, Temer'. O que eu acho estranho é que [...] o povo que grita 'fora, Temer' está nas pesquisas votando em três candidatos que apoiam o Temer", afirmou. "Ora, se o povo não quer um, como está aceitando três", disse em referência a João Doria (PSDB), Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB), que estão tecnicamente empatados na liderança.

Ele disse acreditar que, nas periferias, eleitores acham que candidatos ex-petistas ainda são do PT. "A Marta não é mais do PT", disse em discurso a cerca de 400 pessoas.

Segundo pesquisa Datafolha da última quarta-feira (21), entre os eleitores cujo partido de preferência é o PT, Haddad lidera com 30% das intenções de voto. Mas, mesmo nesse segmento, Russomanno aparece com 26% e Marta com 25%.

Durante o corpo a corpo com eleitores no Jardim da Conquista, distrito de São Mateus, Haddad agradeceu a vinda de Lula à região onde o PT sempre contou com alto índice de votação, realidade que não se repete neste ano.

"É 13 no domingo, gente, não se iludam. Só o PT pode trazer conquistas sociais para a periferia", disse Haddad. Ao lado de Gabriel Chalita (PDT), seu candidato a vice, o prefeito e seu principal padrinho focaram no tema educação nos discursos.

"A gente não pode entrar na aventura de votar num candidato que só fala em educação em ano de eleição", disse Lula sem citar nomes de adversários.

Chamado de "Caminhada da Virada", o evento é considerado a última tentativa do prefeito de reverter o cenário eleitoral, no qual amarga um quarto lugar, com 10% das intenções de voto. O prefeito tem reclamado de cansaço, e aliados confirmam os sinais de abatimento.

REFORÇO

Um Lula rouco e que na terça (20) tornou-se réu sob acusação de corrupção na Operação Lava Jato foi defendido por correligionários, que ao microfone diziam que o líder do PT era alvo de "perseguição de golpistas".

O cenário era bem diferente de 2012, quando Haddad representava uma novidade em meio a uma gestão Dilma Rousseff que não havia sentido os efeitos de denúncias de corrupção nem de perda popular e no Congresso.

Em cerca de um mês e meio de campanha, Lula apareceu três vezes em eventos de Haddad. O primeiro deles, em Guaianases, também na zona leste, foi três dias antes do início oficial da campanha eleitoral, em 16 de agosto. Antes disso, esteve no lançamento da candidatura.

De lá para cá, não apareceu em novos eventos até então, embora tenha dito no dia do lançamento da campanha que iria priorizar a reeleição na principal cidade do país, feito que o PT não alcançou com as então petistas Luiza Erundina (1989-1992) e Marta Suplicy (2001-2004).

Lula é o nome que causa maior rejeição entre eleitores paulistanos: 73% disseram que não votam no candidato apoiado pelo petista "de jeito nenhum" de acordo com pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24 de agosto.

Como Haddad não mostrou sinais de recuperação nas pesquisas, porém, o prefeito e o ex-presidente decidiram levar ao ar propagandas que gravaram juntos.

Assim que chegou, Lula abraçou eleitores no chão e depois subiu no carro de som, onde fez a maior parte da "caminhada".

Ele subiu o tom e atacou os principais adversários de Haddad na corrida.

"O Doria vocês sabem o que ele é. Vocês sabem o que ele representa. Ele fala do PT, mas o partido dele não vale 1% do que vale o PT", disse.

"Já o amigo Russomanno, é melhor ele esperar acabar a eleição e voltar para aquele programinha dele de televisão em que ele defende coisa alguma", completou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade