Publicidade
Publicidade
Publicidade

Candidato é morto a tiros e vice-governador de Goiás é baleado em carreata

O vice-governador de Goiás, José Eliton, e o candidato à Prefeitura de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB) sofreram um ataque a tiros durante carreata na tarde desta quarta-feira (28).

Gomes, que já foi prefeito da cidade, chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. José Eliton, também secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, recebeu ao menos dois disparos no abdômen.

Segundo uma nota divulgada pelo governo de Goiás no começo da noite, José Eliton passou por uma cirurgia de emergência no Hospital Municipal de Itumbiara e, sedado, foi transferido de helicóptero para Goiânia –na capital, seria internado no Hugol (Hospital de Urgências Doutor Otávio Lage de Siqueira).

Ainda de acordo com a nota, o estado de saúde do vice-governador era considerado estável e ele não corria risco de morrer. José Eliton é o governador em exercício do Estado –o titular, Marconi Perillo (PSDB), está em missão comercial no Canadá e nos Estados Unidos.

Reprodução/Wikimedia Commons
Jose Gomes (PTB), ex-prefeito de Itumbiara (GO), que morreu baleado em carreata
Jose Gomes (PTB), ex-prefeito de Itumbiara (GO), que morreu baleado em carreata

ÚLTIMA CARREATA

José Gomes da Rocha estava fazendo a última carreata da campanha. Além do vice-governador, o candidato também era acompanhado pelo deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO).

Por volta das 18h, em um ponto da avenida Modesto de Carvalho, um homem desceu de um carro preto que estava parado na via, na direção contrária a que a carreata seguia, e começou a atirar, com uma pistola de calibre.40.

Segundo informações da Polícia Militar, o carro tinha placa de Curitiba (PR). O atirador foi identificado pelo delegado regional de Itumbiara, Ricardo Chueire, como sendo Gilberto Ferreira do Amaral, 53, auxiliar de serviços gerais da Secretaria Municipal de Saúde.

Após o ataque que feriu o vice-governador e matou o candidato a prefeito, uma troca de tiros também atingiu o cabo da Polícia Militar Vanilson Rodrigues, que fazia a segurança do evento, e o próprio autor do atentado
–ambos morreram no local.

O advogado da Prefeitura de Itumbiara Célio Rezende, segundo a nota enviada à imprensa pelo governo de Goiás, também acabou ferido. Ele foi transferido para o hospital de Goiânia na mesma UTI aérea que transportou o vice-governador José Eliton.

Ainda não foram divulgadas informações das possíveis motivações do atentado.

De acordo com a pesquisa eleitoral mais recente feita na cidade, divulgada na última terça-feira (27), José Gomes da Rocha ganharia as eleições já no primeiro turno. Ele alcançava 64% das intenções de votos.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, também emitiu nota, por meio de sua assessoria, classificando o caso como "um ato de barbárie política que vitimou a mais expressiva liderança da história de Itumbiara e da região sul de Goiás".

No texto, Perillo se diz abalado e afirma que cancelou sua agenda na Califórnia (EUA) para "retornar imediatamente a Goiás".

Reprodução/Facebook
Jose Eliton (PSDB), vice-governador de Goiás que foi baleado
Jose Eliton (PSDB), vice-governador de Goiás que foi baleado

O diretório goiano do PSDB lamentou a morte de José Gomes da Rocha, "um homem honrado, trabalhador e muito querido".

O deputado estadual e também candidato à Prefeitura de Itumbiara, Álvaro Guimarães (PR), rival de Gomes, classificou o ato de "uma atrocidade, um absurdo, uma tragédia".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade