Publicidade
Publicidade
Publicidade

Procuradoria Eleitoral do Rio pede investigação da PF sobre atuação de milícias na eleição

Ricardo Borges/Folhapress
Homens das Forças Armadas em frente ao Pão de Açúcar
Homens das Forças Armadas em frente ao Pão de Açúcar

A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio solicitou, nesta quinta-feira (29), à Polícia Federal a instauração de inquérito para apurar a intervenção de milícias nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

A procuradoria pede "com urgência" investigação de municípios como a capital e cidades da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias, Magé, Nova Iguaçu e Seropédica.

"A abertura urgente do inquérito foi requerida pelo procurador regional eleitoral Sidney Madruga a partir de recentes notícias na imprensa de que grupos de milicianos têm cobrado taxas para permitir que candidatos façam campanha e divulguem materiais em áreas da zona oeste carioca e cidades do Grande Rio", informa nota divulgada pela procuradoria.

O inquérito ficará a cargo da Delegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal.

O Estado do Rio vive uma onda de violência contra candidatos nas eleições deste ano. As investigações em curso na Polícia Civil do Rio mostram que a maior parte das 14 mortes nos último ano de candidatos tinham motivação política e relação com a atuação de grupos paramilitares.

Somente na baixada, 14 candidatos foram assassinados desde dezembro passado. Do total, ao menos seis tinham, segundo apontam as investigações, ligação com a milícia.

Na última segunda, a capital Fluminense entrou no mapa da violência, após a morte de Marcos Falcon, presidente da escola de samba Portela, subtenente da Polícia Militar e candidato a vereador pelo PP.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade