Publicidade
Publicidade
Publicidade

No Maranhão, após rebelião e ataques, tropas federais reforçarão segurança na eleição

Em meio a uma série de ataques a ônibus e prédios escolares na região metropolitana de São Luís, a segurança nas eleições do Maranhão será reforçada com tropas federais para evitar novos incidentes.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, também anunciou que fará uma visita à cidade neste sábado (1o).

De acordo com o governo maranhense, além dos 7.500 membros das polícias do Estado, 1.300 homens das Forças Armadas e da Força Nacional protegerão os locais de votação.

Em nota, o TSE afirmou que Mendes está "preocupado com os recentes acontecimentos" e irá "conferir de perto as medidas que estão sendo adotadas para garantir a segurança e a ordem durante as eleições municipais".

Desde que houve uma rebelião no complexo penitenciário de Pedrinhas no último sábado (24), ônibus têm sido incendiados na capital maranhense. Na noite desta quinta (29), três escolas municipais foram queimadas.

O governo maranhense já começou a transferir detentos acusados de responsabilidade na onda de ataques, segundo postagens institucionais em redes sociais.

Instagram/Governo do Maranhão

Em consequência dos casos, o Corpo de Bombeiros também anunciou que ficará em operação especial durante o domingo (2) para evitar ataques contra urnas eletrônicas.

"Todas as áreas com maiores índices de periculosidade serão priorizadas", disse a capitã Débora Tavares, chefe de operações da corporação.

À tarde, 700 policiais fizeram revista simultânea nas unidades de Pedrinhas, segundo a Secretaria de Segurança Pública, e 35 presos foram identificados como os mentores dos ataques.

A ação foi intitulada "Operação Resposta" e teve como alvo facções que atuavam dentro dos presídios.

De acordo com o órgão, 23 dos presos identificados serão encaminhados para presídios federais e cumprirão pena em regime isolado. Todos os 35 foram autuados em flagrante por associação criminosa e dano ao patrimônio público.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade