Publicidade
Publicidade
Publicidade

Por vitória, PSOL decide flexibilizar as alianças em Belém

Única capital onde um candidato do PSOL aparece à frente nas pesquisas, Belém também é o local onde o partido tenta superar um trauma: a derrota de virada no segundo turno há quatro anos.

Na ocasião, o deputado federal Edmilson Rodrigues terminou o primeiro turno na frente, mas acabou superado no segundo pelo atual prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB).

Ex-prefeito de Belém entre 1997 e 2004, quando era filiado ao PT, Rodrigues afirma que, para evitar novo revés, o partido "avançou para uma reflexão nacional" e "percebeu que era importante ter o poder de flexibilizar para além daquele leque da esquerda mais radical". Sua coligação atual inclui o PDT, o PPL e o PV. Em 2012, estava com o PSTU e o PC do B. Segundo ele, suas alianças foram autorizadas pela direção nacional da sigla.

Já Coutinho tem 15 partidos e o apoio do governador Simão Jatene (PSDB). Na última pesquisa Ibope, ele aparecia em terceiro, em empate técnico com segundo colocado, o deputado federal Éder Mauro (PSD). O atual prefeito credita sua colocação a "bombardeios de informações negativas" de veículos de oposição.

Já Mauro, delegado e membro da bancada da bala no Congresso, tem discurso focado na segurança pública.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade