Publicidade
Publicidade
Publicidade

Eleições 2016

Temer muda horário de votação para escapar de protestos em São Paulo

O presidente Michel Temer mudou o horário em que havia programado votar neste domingo (2) em São Paulo para escapar de protestos de estudantes, que o classificam de golpista. Ele foi um dos primeiros a votar na PUC (Pontifícia Universidade Católica), em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, às 8h, logo após as urnas eletrônicas terem sido ligadas.

A assessoria da Presidência informara a imprensa que Temer votaria às 11h.

Aloisio Mauricio/Fotoarena/Folhapress
O presidente Michel Temer vota três horas antes do previsto, em São Paulo
O presidente Michel Temer vota três horas antes do previsto, em São Paulo

O "esculacho" contra Temer havia sido programado por estudantes da PUC, universidade em que ele foi professor de direito constitucional, conforme revelou a coluna de Mônica Bergamo neste sábado (1º).

Um dos organizadores do protesto, Vitor Marques, estudante de direito da PUC e secretário municipal da Juventude do PT, criticou a estratégia de fuga do presidente: "Na festa da democracia, Temer entra pela entrada que a história reservou a ele: a porta dos fundos. Lamentavelmente temos um presidente que não respeita a democracia e por isso tem de votar escondido".

Temer não quis falar com jornalistas. Só deu uma declaração protocolar às TVs, dizendo que a disputa deste domingo era "mais um gesto democrático do nosso país, que vai firmando, cada vez mais, sua democracia, por meio de eleições".

No momento em que Temer chegou à PUC, pouco antes das 8h, não havia nenhum manifestante, contra ou a favor ao seu governo.

DORMIRAM DEMAIS

O ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) afirmou neste domingo (2) que Michel Temer "não quis fugir" de protestos ao antecipar o horário de sua votação e que o presidente não vai "marcar encontro com manifestantes".

Para o ministro, "não ficou feio ir mais cedo. Os manifestantes é que dormiram demais".

Segundo o Geddel, os protestos na PUC, local de votação do presidente, estavam convocados para às 8h nas redes sociais. "Eles que não chegaram cedo. Temer tinha que trabalhar", completou.

"Ele tem o direito de mudar a agenda dele a hora que quiser, ainda mais pra voto", disse Geddel. "E não vai marcar encontro com protesto", completou.

Temer ficaria em São Paulo este domingo até a manhã de segunda (3), quando embarca para a Argentina e Paraguai para encontros bilaterais. Segundo auxiliares, porém, resolveu voltar para Brasília no fim desta tarde e, de lá, seguirá aos países vizinhos no horário previsto.

PRIMEIRA-DAMA

No horário em que Temer deixava a PUC, às 8h10, a primeira-dama Marcela Temer votava em outro colégio eleitoral, no Alto de Pinheiros, também na zona oeste de São Paulo.

Marcela também não quis falar com a imprensa. Ao ser questionada pela reportagem da Folha sobre a queda de Marta Suplicy (PMDB) depois que o PT passou a associá-la a Michel Temer, a primeira-dama respondeu com um cumprimento: "Bom dia!".

Bruno Santos/Folhapress
A primeira-dama, Marcela Temer, vota sem a companhia do presidente no Colégio Rainha da Paz, no alto de Pinheiros
A primeira-dama, Marcela Temer, vota sem a companhia do presidente em colégio no Alto de Pinheiros

Marcela vestia uma legging cinza, uma capa cáqui e sapatos de saltos baixos. Estava num carro da Presidência, um SUV Edge preto da Ford, acompanhada por um veículo com seguranças. Ela votou no Colégio Rainha da Paz, que fica a cerca de um quilômetro da casa de Temer.

Também não houve manifestações na escola. Quando ela votou, não havia mais do dez eleitores no local.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade