Publicidade
Publicidade
Publicidade

Com 301 mil votos, Suplicy é vereador mais votado em São Paulo

O ex-senador Eduardo Suplicy (PT) é o candidato mais votado para vereador em São Paulo. Com 100% das urnas apuradas, o petista registrava 301,4 mil votos, ou 5,62% do total.

Em segundo lugar, vem Milton Leite (DEM), com 107.957 votos, que segue para seu sexto mandato na Câmara. Em terceiro, vem Reginaldo Tripoli (PV), com 88.843 votos. Veja a lista completa de eleitos aqui.

Suplicy recebeu a maior votação de um vereador na cidade desde 1988. O recorde anterior era de José Eduardo Cardoso (PT), que recebeu 225 mil votos em 2000. Em 2004, 2008 e 2012, o candidato mais votado a vereador teve, em média, 130 mil votos.

"Tenho convicção de que essa votação tão expressiva representa uma aprovação de minhas proposições, como a renda básica de cidadania, do fato de sempre defender a verdade e a transparência".

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA PARA 2017 - Número de vereadores eleitos por partido

COMPOSIÇÃO ATUAL DA CÂMARA - Número de vereadores eleitos por partido

ELEITOS PARA A CÂMARA EM 2012 - Número de vereadores eleitos por partido

Suplicy cita como exemplo a cidade de Maricá (RJ), que instituiu uma renda básica municipal. Todos os moradores recebem R$ 10 por mês.

Como parte da futura oposição ao governo do novo prefeito João Doria (PSDB), ele promete ter uma atitude "respeitosa e construtiva".

O ex-senador deixa em aberto a possibilidade de não terminar o cargo e disputar outro cargo em 2018.

"Isso vai depender muito de como as coisas evoluem. Todas as coisas poderão ocorrer. Depende de inúmeros fatores, como minha saúde", diz ele, que tem 75 anos.

Suplicy também foi eleito vereador em 1988, com 201 mil votos, ano em que Luiza Erundina, no PT na época, ganhou a disputa pela prefeitura.

No entanto, embora tenha sido eleito presidente da Câmara, ele não terminou o mandato: em 1990, foi eleito senador, cargo no qual permaneceu durante 24 anos.

Em 2014, Suplicy não conseguiu a quarta reeleição e perdeu o cargo para José Serra (PSDB).

Após a derrota, o petista passou a integrar a gestão de Fernando Haddad (PT) em São Paulo, como secretário de Direitos Humanos e Cidadania.

Reprodução/Twitter/@suplicy
Cheguei para exercer meu direito de voto! Lindo dia em SP! #Haddad13 #Suplicy13131
Suplicy chega para votar na eleição deste domingo (2)

Estreando na Câmara aos 54 anos pelo Partido Verde, José Reginaldo Nazelo de Alvarenga Tripoli é o irmão mais novo de Roberto Tripoli e Ricardo Tripoli, que já foram eleitos vereadores na capital paulista e atualmente ocupam cargos de deputado estadual e deputado federal pelo PV e pelo PSDB, respectivamente.

Tripoli é empresário e assessor especial da diretoria do Palmeiras defende causas ligadas aos animais, ao meio ambiente e aos esportes.

VETERANOS E NOVATO

Milton Leite (DEM) conquistou o sexto mandato. Celso Jatene (PR), Atílio Francisco (PRB) e Eliseu Gabriel (PSB) terão seu quinto ciclo na Câmara.

Uma das novidades da lista dos mais votados, com 48 mil votos, é Fernando Holiday, membro do MBL (Movimento Brasil Livre), um dos movimentos que atuaram nos protestos de rua contra Dilma Rousseff.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade