Publicidade
Publicidade
Publicidade

Com vitória no primeiro turno, PT consegue sobreviver no Acre

Varrido da Grande São Paulo e disputando em poucas cidades, o PT conseguiu ao menos vencer no primeiro turno em Rio Branco, a pequena capital do Acre.

O petista Marcus Alexandre conseguiu se reeleger bem à frente da segunda colocada, a peemedebista Eliane Sinhasique –54,9% a 32%.

Em terceiro lugar, aparece Carlos Gomes (Rede), apoiado pela ex-petista Marina Silva, que deixou o partido após sair do Ministério do Meio Ambiente ainda no governo Lula. Ele obteve 8,3% dos votos.

O Acre é governado desde 1999 pelo PT. A sigla é liderada no Estado pelos irmãos Jorge e Tião Viana, respectivamente senador e governador.

O resultado era esperado. Na disputa pela prefeitura, Marcus Alexandre liderou com folga as pesquisas de opinião. Como vice, escolheu Socorro Neri (PSB). Ao todo, a sua coligação reuniu 15 partidos.

"Uma vitória da boa gestão, da boa política e da boa luta! Obrigado a todos que construíram esta vitória", escreveu Jorge Viana na sua conta no Twitter.

Com 377 mil habitantes, Rio Branco é a segunda menor capital do país, à frente apenas de Boa Vista (RR).

O PT disputará o segundo turno em apenas uma capital, o Recife. Ainda assim, não é favorito. O atual prefeito, Geraldo Julio (PSB) obteve 49,3% dos votos, contra 23,8% para o ex-prefeito petista João Paulo.

A maior derrota do partido ocorreu em São Paulo, onde o prefeito Fernando Haddad perdeu no primeiro turno para o tucano João Doria, o primeiro a vencer na capital paulista em votação única.

Além do Estado do Acre, o PT governa Ceará, Minas Gerais, Bahia e Piauí.

Na campanha, Marcus Alexandre, 39, evitou os símbolos do PT, como a cor vermelha –fenômeno que se repetiu pelo país. Para ir à urna neste domingo, usou a camisa laranja, uma de suas marcas. Nas redes sociais, aparece vestido de azul.

Formado em engenharia civil pela USP (Universidade de São Paulo), o petista nasceu em Ribeirão Preto. Ele se mudou para o Acre em 1999, para assumir a Secretaria de Planejamento no primeiro mandato de Jorge Viana (1999-2006).

No governo seguinte, de Tião Viana, Marcus Alexandre comandou o Deracre (Departamento de Estradas e Rodagens do Acre) de 2007 a 2012.

Com esse perfil "técnico" e sem nenhum grande escândalo até agora, o prefeito reeleito conseguiu se livrar da onda antipetista do país.

A peemedebista Sinhasique, sua principal concorrente e radialista conhecida na cidade, foi a vereadora da capital mais bem votada em 2012.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade