Publicidade
Publicidade
Publicidade

PSDB vence disputa na maioria das grandes cidades de SP

Nelson Antoine/Associated Press
Sao Paulo's Governor Geraldo Alckmin, left, his wife Lu Alckmin, second left, mayoral candidate with the Brazilian Social Democracy Party Joao Doria, second right, and his wife Bia Doria, pose for photos after voting in the municipal election in Sao Paulo, Brazil, Sunday, Oct. 2, 2016. For the first time since a bruising impeachment fight led to the ouster of President Dilma Rousseff, Brazilians vote in municipal elections that take place in more than 5,500 cities. (AP Photo/Nelson Antoine) ORG XMIT: XNA104
PSDB elegeu João Doria na capital já no primeiro turno e teve bom desempenho no Estado

O PSDB foi o grande vitorioso no primeiro turno nas maiores cidades de São Paulo. Nas 28 localidades com mais de 200 mil eleitores -e que estavam aptas a levar a disputa ao segundo turno-, o partido do governador Geraldo Alckmin saiu vitorioso em 14, metade delas.

Em nove dos municípios, a disputa foi encerrada já no primeiro turno com vitórias de candidatos tucanos. Nas outras cinco, a eleição terá segundo turno, com todos os concorrentes tucanos tendo ficado à frente de seus rivais na eleição deste domingo (2).

Reprodução/Facebook
SANTO ANDRE - SP - 01-10-2017 - Carlos Grana, candidato à Prefeitura de Santo André. FOTO: (Reproducao/Facebook) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Carlos Grana (PT), candidato à prefeitura de Santo André contra o tucano Paulo Serra

Além da vitória de João Doria no primeiro turno na capital, o partido também saiu vitorioso já na etapa inicial da eleição em Santos, São José dos Campos, Barueri, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Praia Grande e Taboão da Serra.

A disputa ao segundo turno acontecerá em Ribeirão Preto, Franca, Jundiaí, Santo André e São Bernardo do Campo.

Mesmo onde as pesquisas eleitorais não apontavam tucanos como líderes no decorrer da corrida eleitoral, como em Ribeirão, o partido saiu vitorioso neste domingo. Na cidade, o deputado federal Duarte Nogueira atingiu 39,86% dos votos, à frente do vereador Ricardo Silva (PDT), que liderou todas as pesquisas realizadas nos últimos meses e terminou o domingo com 27,86% dos votos válidos.

Em Santos, o candidato do partido, Paulo Alexandre Barbosa, foi reeleito com 77,74% dos votos válidos.
Nas outras 14 localidades paulistas com mais de 200 mil eleitores, houve pulverização na liderança da votação no turno inicial, com oito partidos.

Magnus Torquato / Fotoarena
Prefeito de Diadema Lauro Michels durante inauguração da carreta do Programa Mulheres de Peito em Diadema. DIADEMA/SP, Brasil 05/02/2014. (Foto: Magnus Torquato / Fotoarena) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Prefeito de Diadema, Lauro Michels, que disputa o 2º turno contra Vaguinho, do PRB

O PSB obteve vitórias em três cidades: Campinas, Mauá e Guarulhos. Dessas, a disputa já acabou no primeiro turno em Campinas, a maior cidade do interior, com vitória do prefeito Jonas Donizette, reeleito com 65% dos votos.

Em Mauá, Atila Jacomussi obteve 46,73% dos votos válidos e disputará o segundo turno contra o petista Donisete Braga, que atingiu 22,90%. Já em Guarulhos, Guti foi ao segundo turno contra Eli Correa Filho (DEM).

PMDB (São José do Rio Preto e São Vicente), PSD (Bauru e Limeira) e PV (Carapicuíba e Diadema) lideraram a disputa em duas localidades cada, enquanto DEM (Sorocaba), PTN (Osasco), PPS (Guarujá) e PR (Suzano) ficaram à frente em uma.

Os peemedebistas também venceram a eleição já no primeiro turno. O ex-ministro Edinho Araújo obteve 52,26% em Rio Preto, enquanto em São Vicente Pedro Gouvêa alcançou 50,46%.

No PSD, a disputa foi ao segundo turno em Bauru -entre Gazzetta (45,53%) e Raul (PV), que atingiu 30,61%- e já terminou em Limeira, com vitória de Mario Botion (51,23% dos votos).

O PV venceu no primeiro turno em Carapicuíba, com Marcos Neves (56,87% dos votos), enquanto ficou à frente na etapa inicial em Diadema, com Lauro Michels (48,10%), que disputará o segundo turno contra Vaguinho (PRB), que atingiu 21,85%.

Já o PPS vai ao segundo turno em Guarujá, com Haifa Madi (43,17%), que enfrentará Valter Suman (PSB), com 23,70%. Em Taubaté, o partido pode ter um segundo candidato no segundo turno, a depender de uma decisão judicial. O tucano Ortiz Junior foi o mais votado, mas o resultado foi suspenso pela Justiça Eleitoral até que um recurso sobre o indeferimento da candidatura dele seja julgado.

Se ele não conseguir reverter a decisão, a mais votada passa a ser Pollyana Gama (PPS), que iria ao segundo turno contra o peemedebista Saud (32,40%).

SEM 'ESTREIA'

Das 28 cidades paulistas com possibilidade de segundo turno, três "estrearam" neste ano –Praia Grande, Suzano e Taboão da Serra. Apenas em Suzano a disputa irá ao segundo turno, entre Rodrigo Ashiuchi (PR) e Lacerda (PTB).

Em Praia Grande, o tucano Mourão levou a eleição já no primeiro turno, com 76,03% dos votos, assim como o colega de partido Fernando Fernandes, em Taboão da Serra, que amealhou 53,77%.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade