Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em São Paulo, Partido Novo elege líder do movimento Vem Pra Rua

Divulgação
Janaína Lima, de 32 anos, durante protesto na avenida Paulista
Janaína Lima, de 32 anos, durante protesto na avenida Paulista

A advogada Janaína Lima, 32, foi para a Paulista no domingo 13 de março protestar contra Dilma Rousseff. Era então uma das líderes do Vem pra Rua, grupo que se destacou nas manifestações antipetistas. Vestiu para a data uma camiseta verde, em que se lia: "Meu partido é o Brasil".

Em abril, escolheu o Partido Novo, pelo qual se elegeu vereadora em São Paulo no domingo (3). Recebeu 19,4 mil votos, suficientes para lhe garantir a 51ª posição entre as 54 vagas na Câmara Legislativa.

Além da paulista, a legenda sai do pleito com vagas nas câmaras municipais do Rio (Leandro Lyra), Belo Horizonte (Mateus Simões) e Porto Alegre (Felipe Camozzato).

O Partido Novo defende bandeiras liberais, como a diminuição do papel do Estado, redução da carga tributária e a agenda de privatizações. Recusa o Fundo Partidário e exige de seus filiados, caso eleitos, que dispensem carros oficiais e cortem o número de assessores e a verba de gabinete. Também estão proibidos de tentar se reeleger mais de uma vez.

A criação do Novo foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral em setembro de 2015. Os dirigentes precisaram correr para viabilizar nomes para 2016 e abriram processo seletivo à procura de aspirantes a vereador e prefeito, com 591 inscritos no país.

Em São Paulo, 43 candidatos passaram no teste e receberam cursos com estrategistas do presidente argentino Mauricio Macri e "media training" de Rogério Chequer, líder do Vem pra Rua, de que Janaína se licenciou em abril. Chequer não declara voto.

"Gosto da proposta do Novo, com princípios que os brasileiros sonham em ver numa reforma política", disse Janaína, antes de interromper o telefonema na segunda (3) para uma sessão de fotos na Câmara. A Folha não conseguiu mais contato com a vereadora.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade