Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aécio exalta resultados do PSDB no país para diluir 'efeito Doria'

José Marques/Folhapress
Aécio Neves durante entrevista, acompanhado de Caio Narcio, filho do ex-presidente do PSDB-MG, Narcio Rodrigues
Aécio Neves durante entrevista, acompanhado de Caio Narcio, filho do ex-presidente do PSDB-MG, Narcio Rodrigues

Numa resposta à repercussão da vitória do pupilo do governador Geraldo Alckmin, João Doria, na corrida pela Prefeitura de São Paulo, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), vai nacionalizar os resultados do partido nas eleições municipais.

A ideia, segundo aliados de Aécio, é mostrar que o resultado acachapante obtido por Doria na capital paulista não é um fato isolado, mas um componente dentro do quadro de crescimento do PSDB em todo o país, sob a gestão de Aécio.

Ao nacionalizar os resultados obtidos pelo PSDB, Aécio tentará apresentar o feito como fruto de um trabalho que se iniciou em 2014, quando concorreu à Presidência.

O discurso majoritário da sigla será no sentido de que as teses defendidas por Aécio na ocasião foram bem assimiladas pela população como um todo. A ala aecista também defenderá que houve, agora, um aval à atuação do partido no Congresso, sob a batuta de Aécio.

Os resultados, inclusive em São Paulo, seriam, segundo essa tese, um endosso à pregação contra o PT, a favor do impeachment de Dilma Rousseff e, depois, ao suporte ao governo de Michel Temer.

Segundo um aliado de Aécio, "o PSDB sempre foi bem em São Paulo e vencer só lá não nos deu a Presidência. É preciso encontrar alguém que vença no Norte, no Nordeste, em todo o país".

Pessoalmente, o senador tem adotado um discurso mais moderado. Ele não quer investir na oposição a Alckmin neste momento.

"Os dois fatos mais extraordinários destas eleições foram o crescimento do PSDB e, por outro lado, a derrocada do PT. Parte desse desgaste que eles sofreram, nós acreditamos que temos crédito", disse o tucano à Folha.

Aécio passou os últimos dias desfiando os resultados obtidos pelo partido nas eleições municipais. "Nas grandes cidades [com mais de 200 mil eleitores], o PSDB já venceu em 14 e disputa o segundo turno em outras 19", avaliou. Após o segundo turno, ele organizará um grande evento com todos os prefeitos eleitos, para ter a imagem do triunfo da sigla.

Em outra frente, nomes importantes do PSDB têm creditado a vitória de Doria a ele, individualmente. "Alckmin elegeu Doria? Errado. Doria se elegeu por ser do PSDB? Errado. Doria mostrou qualidades acima do jogo tradicional", escreveu Xico Graziano, um dos mais próximos a Fernando Henrique Cardoso.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade