Publicidade
Publicidade
Publicidade

No Recife, Geraldo Júlio é o maior beneficiado com o voto dos derrotados no 1º turno, diz Datafolha

Gustavo Bezerra/PT - Humberto Pradera/PSB
O prefeito e candidato à reeleição em Recife pelo PSB, Geraldo Julio (à dir.) e o deputado João Paulo Lima (PT)
O prefeito e candidato à reeleição em Recife pelo PSB, Geraldo Julio (à dir.) e o deputado João Paulo Lima (PT)

O prefeito e candidato a reeleição no Recife (PE), Geraldo Júlio (PSB), foi o principal beneficiado com o voto dos candidatos que ficaram em terceiro e quarto lugar no primeiro turno, de acordo com pesquisa Datafolha.

O prefeito lidera a disputa do segundo turno com 47% das intenções de voto contra 34% do ex-prefeito João Paulo Lima (PT). A pesquisa ainda mostra que 6% dos eleitores afirmam estar indecisos e 13% afirmam que vão votar branco ou nulo.

O socialista por pouco não venceu no primeiro turno: teve 49,34% dos votos válidos contra 23,76% de João Paulo. Daniel Coelho (PSDB) ficou em terceiro com 18,59% seguido de Priscila Krause (DEM) com 5,43%. Edilson Silva (PSOL) teve 2,1%, enquanto Carlos Augusto (PV), Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão (PCO) não chegaram a 1% dos votos.

Entre os eleitores de Coelho, 50% afirmam que votarão no prefeito e 26% dizem votar no petista.

Já entre quem votou em Priscila Krause, 47% dizem votar agora em Geraldo Júlio e 25% afirmam que votarão em João Paulo.

Segundo turno em Recife - Intenção de voto, resposta estimulada e única, em %

O levantamento do Datafolha foi feito nesta terça-feira (11) e entrevistou 1.023 pessoas no Recife. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Para o segundo turno, Daniel Coelho e Priscila Krause anunciaram neutralidade. Mas os seus partidos, PSDB e DEM, defenderam o apoio a Geraldo.

VOTO CONSOLIDADO

O Datafolha ainda apurou que a grande maioria dos eleitores já tem consolidado o voto do segundo turno. Ao todo, 87% dos eleitores ouvidos afirmam que estão totalmente decididos em relação ao voto. Outros 13% dizem que ainda podem mudar de opção.

Nove em cada dez eleitores recifenses –89%– informaram corretamente o número do seu candidato, 1% informou equivocadamente, 7% declararam não saber o número e 3%, declararam não saber o número para anular o voto.

A pesquisa ainda mostrou que Geraldo Júlio e João Paulo têm uma imagem positiva perante o eleitorado. Geraldo é visto como um candidato moderno, simpático e que prefere trabalhar em equipe.

Já o petista é visto como um candidato que prefere trabalhar em equipe, que é simpático, humilde e competente.

CANDIDATOS

Disputando a reeleição em coligação de 20 partidos, Geraldo Júlio tem o apoio do governador Paulo Câmara (PSB) e tenta manter no poder o grupo político do ex-governador Eduardo Campos, morto durante a campanha presidencial de 2014.

Além do Recife, o PSB disputa segundo turno em outras duas capitais: Aracaju e Goiânia No primeiro turno, venceu em Palmas.

Ex-prefeito João Paulo Lima governou Recife entre 2001 e 2008 e deixou a prefeitura com alto índice de aprovação. Disputa a eleição com o apoio do ex-presidente Lula, considerado forte cabo eleitoral no Nordeste.

João Paulo o único petista que disputará o segundo turno nas capitais –o partido venceu no primeiro turno apenas em Rio Branco.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade