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Eleição no Rio tem tática 'antiboato' e suspeita de uso de robôs

Os candidatos a prefeito podem ter um adversário extra no segundo turno da eleição. Buscando preservar a própria imagem e não perder votos, eles têm se esforçado para desmentir boatos, disseminados nas redes sociais inclusive por robôs.

No primeiro debate televisionado no segundo turno, Marcelo Freixo (PSOL), candidato à Prefeitura do Rio, fez um pedido inédito a seu oponente, Marcelo Crivella (PRB).

Culpando aliados do senador pela propagação de "mentiras", pediu que o adversário desmentisse as acusações. Crivella respondeu que a própria internet dá espaço para rechaçar os boatos.

Divulgação
Boatos e declaracoes falsas divulgadas nas redes sociais sobre os candidatos Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL), no Rio Creditos: Reproducao ORG XMIT: e_3iE2tf4TXYQyI9m3-X ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Boato espalhado sobre o candidato do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo

De fato, ambos os candidatos contra-atacam no espaço virtual. Em seu site oficial, Crivella criou uma seção denominada "Boatos", onde classifica as polêmicas como verdades ou mentiras. Um dos rumores falsos é de que, caso eleito, cobraria entradas para o parque Madureira.

Do outro lado, boatos sustentam que Freixo legalizará a maconha e o aborto e acabará com a Polícia Militar.

Ele criou um site específico para rebater. Intitulada "A verdade sobre Freixo", a página responde a uma série de perguntas, como "Freixo defende bandido?" e "Jean Wyllys, Dilma e Jandira vão ser secretários de Freixo?". Desde o dia 6, quando foi lançada, foram 130 mil visitas, de acordo com a assessoria.

Reprodução
Boatos e declaracoes falsas divulgadas nas redes sociais sobre os candidatos Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL), no Rio Creditos: Reproducao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Declaração falsa sobre o candidato Marcelo Crivella (PRB), que concorre à Prefeitura carioca

Segundo a campanha, o combate aos boatos também é feito por meio do WhatsApp. Além disso, o Facebook e o YouTube foram notificados a remover materiais. Freixo entrou, ainda, com uma ação contra o pastor Silas Malafaia, que tem divulgado vídeos contra o deputado.

ROBÔS COMO ARMA

Coordenador do Labic (Laboratório de Imagem e Cibercultura) da Universidade Federal do Espírito Santo, Fábio Malini afirma que 3.500 robôs fazem ataques ininterruptos a Freixo no Twitter. A campanha de Crivella nega ter qualquer relação com o caso.

Segundo Malini, os robôs são programas com a função positiva de automatizar a coleta e a produção de mensagens. Com o tempo, passaram a ser usados nas campanhas políticas, por exemplo, para controlar perfis falsos e publicar mensagens de forma coordenada, influenciando os assuntos mais comentados daquela rede. A ferramenta também pode ser utilizada para programar frases de difamação e difundi-las entre um determinado público-alvo.

Malini afirma que, com o auxílio de sistemas criados pelo próprio Labic, consegue coletar qualquer tipo de conteúdo no Twitter e identificar relações entre os usuários. Algumas características específicas, segundo ele, permitem detectar a ação dos robôs em determinadas contas, ainda que não seja possível saber quem está por trás da ação.

"Os estudiosos do campo de ciências de dados têm percebido que as contas robotizadas usam menos caracteres que os usuários comuns. Os humanos tendem a escrever o máximo", explica.

Outros sinais dos robôs, segundo Malini, são a publicação da mesma mensagem em contas diferentes, a produção de tuítes sobre um único tema e a alta velocidade das mensagens. "Usuários não 'freixistas' publicam cerca de 100 a 300 tuítes por hora com alguma hashtag 'freixista'. É impossível para um ser humano publicar esse conjunto de tuítes sem uma reflexão, sem tempo para fazer uma escrita."

Malini ressalta que a longevidade da conta também ajuda a identificar os robôs, que, normalmente, são usuários recentes.

De acordo com o pesquisador, existe uma colônia de robôs que mantêm relações somente entre si, por meio de retuítes. "Robôs não influenciam seus seguidores, porque eles são, comumente, também robôs."

O objetivo, muitas vezes, é chegar ao "trending topics" do Twitter, que são os temas mais comentados. "Nas corridas eleitorais, em que é muito importante ser assunto do momento no Twitter, a variedade de usuários publicando postagens em um intervalo curto de tempo permite que aquela hashtag ascenda", diz Malini.

Rafael Araújo, professor de ciência política da FESPSP e da PUC-SP, ressalta que, por serem baratos, os robôs se encaixaram "muito bem" na campanha atual, dada a diminuição de recursos com a proibição do financiamento empresarial.

Segundo Araújo, a ferramenta passou a cumprir o papel de bater nos adversários, anteriormente feito pelos "nanicos". "Quando você ataca, acaba perdendo votos em vez de ganhar. Com isso, o candidato era positivo e fazia acordos para que os 'nanicos' fizessem a campanha negativa. O uso da tecnologia possibilitou essa substituição."

O especialista destaca que os robôs também podem ser utilizados para autopromoção. "Podem simular uma superinteratividade, dando a ideia para o eleitorado de que há uma procura maior pelo candidato. Faz parte do marketing divulgar o sucesso, porque as pessoas tendem a votar em quem vai ganhar."

Araújo ressalta que, para funcionarem, os boatos precisam ser produzidos de forma inteligente, estabelecendo uma ponte com uma informação prévia verdadeira. "O boato pode ir ao encontro de uma expectativa, construída pelo senso comum, e acaba fazendo sentido."

Segundo o professor, os robôs são utilizados, pelo menos, desde 2012.

Nas eleições presidenciais de 2014, o uso da tecnologia gerou atritos entre os candidatos. Dilma Rousseff (PT) entrou com uma representação no Ministério Público Eleitoral contra a campanha de Aécio pelo suposto uso de robôs nas redes sociais. Aécio Neves (PSDB), por sua vez, foi à Justiça para que o Twitter liberasse os dados cadastrais de 66 perfis que, de acordo com a acusação, formavam uma rede de disseminação de mentiras contra o tucano.

Enquanto alguns rumores afirmavam que Dilma utilizou um ponto eletrônico em debate na TV e que o PT trouxe 50 mil haitianos para votar na ex-presidente, outros diziam que Aécio é usuário de cocaína e que, caso eleito, iria acabar com o Bolsa Família.

'PESSOAS ACEITAM INFORMAÇÕES QUE CORROBORAM O QUE PENSAM'

A propagação de boatos continuou durante o governo Dilma. Em 2015, a professora de Relações Internacionais Esther Solano e o filósofo Pablo Ortellado, ambos da USP, coordenaram uma pesquisa durante uma manifestação contra o governo de Dilma Rousseff, na avenida Paulista. Foram ouvidos 571 participantes.

Segundo o levantamento, 64% concordavam que o PT queria implantar um regime comunista, 71% acreditavam que o filho de Lula é sócio da Friboi, 53% que o PCC (Primeiro Comando da Capital) é um braço armado do PT e 42,6% que o PT trouxe 50 mil haitianos para votar em Dilma nas eleições de 2014.

Em março de 2016, a pesquisa foi refeita em um protesto contra o impeachment. Os manifestantes respaldavam outros boatos: 56,7% acreditavam que os protestos contra a corrupção foram articulados pelos Estados Unidos para se apropriar do pré-sal e 55,7% que o juiz Sergio Moro é filiado ao PSDB.

Ortellado afirma que os resultados "surpreenderam muito". "Não esperávamos níveis tão altos de aceitação de boatos flagrantemente inverídicos."

A hipótese do professor é de que as pessoas "buscam, aceitam e difundem informação que corrobora aquilo que já pensam". Segundo ele, o fenômeno foi acentuado pelo alcance de uma imprensa alternativa de má qualidade e pela "opinião desqualificada" nas redes sociais.

"O discurso do 'isso a mídia não mostra' é, em muitos casos, o da aceitação da informação que apenas confirma o que já se pensa e da rejeição do processo de verificação quando contraria o que se acredita", avalia.

Ortellado acredita que a disseminação de rumores certamente tem efeito nos resultados eleitorais e que, por isso, "as campanhas parecem, se não estar fomentando, pelo menos não estar se opondo à difusão de boatos".

"'O Freixo vai liberar a maconha' ou 'o Crivella vai governar para a Igreja Universal' reforçam o que alguns grupos já pensam, mas também influenciam outras pessoas que estavam indecisas."

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