Publicidade
Publicidade
Publicidade

Candidato de Guarulhos pede investigação de rival, que disse incorretamente ser natural do município

O deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM), candidato à Prefeitura de Guarulhos, entrou com notícia-crime contra o ex-vereador Guti (PSB), seu rival no segundo turno, para que o Ministério Público Eleitoral investigue se a campanha do adversário declarou informações falsas com finalidade eleitoral no registro de candidatura.

Guti informou no registro ter nascido em Guarulhos quando, na verdade, é natural da capital paulista.

Na solicitação, protocolada na Justiça Eleitoral de Guarulhos nesta segunda-feira (24), Corrêa Filho cita artigo do Código Eleitoral que caracteriza como crime o ato de "omitir" ou "inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais" em documento público ou particular.

Ao longo da campanha, o deputado foi criticado pelos adversários por ter se mudado de São Paulo a Guarulhos poucos meses antes do período eleitoral. Na ação, disse que Guti tentou associar a ele a pecha de "forasteiro" e de "visitante".

Até a Justiça Eleitoral de Guarulhos chamou Corrêa Filho de "forasteiro", em ação na qual o democrata procurou justamente vetar a circulação de informativos que empregavam o termo para referir-se a ele. "Se não é um cidadão guarulhense, ou se aqui acabou de chegar, é forasteiro", escreveu a juíza Célia Magali Milani Perini, da 279ª Zona Eleitoral, ainda antes do primeiro turno.

Já Guti já é conhecido do eleitorado de Guarulhos, tendo sido eleito vereador duas vezes. Não chegou, no entanto, a completar o segundo mandato –eleito pelo PV, foi cassado pelo TRE por infidelidade partidária após migrar o PSB.

Perguntado sobre as críticas sofridas por Corrêa Filho, Guti disse, em entrevista à Folha no último dia 14, que sua campanha não partia para "o confronto de ataques pessoais".

"Mas, quanto ao que você me colocou aí, são fatos. Realmente, ele não é da cidade, existe uma sentença judicial falando que ele não é da cidade", acrescentou.

Sobre a perda do mandato, o ex-vereador disse que isso não terá impacto em sua campanha. "A população soube que eu não sou vereador porque eu mudei de partido", explicou.

No primeiro turno, Corrêa teve 22,38% dos votos válidos contra 34,54% de Guti.

OUTRO LADO

Procurada pela Folha nesta segunda, a assessoria de imprensa de Guti disse que "houve um erro formal quando do pedido de registro de candidatura".

"A equipe jurídica já vai tomar providências, apresentando um pedido de correção no sistema", completou.

Ainda de acordo com a assessoria, Guti se mudou para Guarulhos quando tinha "dois ou três de idade".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade