Publicidade
Publicidade
Publicidade

Freixo faz apelo aos eleitores que vão anular o voto

Yasuyoshi Chiba/AFP
Rio de Janeiro's mayoral candidate, Marcelo Freixo, of the Socialism and Freedom Party (PSOL), gestures after casting his vote during the municipal elections' first round in Rio de Janeiro, Brazil, on October 2, 2016. Brazilians furious at recession and corruption voted Sunday in municipal elections amid heightened security after a series of murders of candidates. Among the first to cast his ballot in the financial capital Sao Paulo was Brazilian President Michel Temer from the center-left PMDB party, who took over the presidency in August after turning on his former leftist ally Dilma Rousseff and helping to force her from the top job in an impeachment vote. / AFP PHOTO / Yasuyoshi CHIBA
Marcelo Freixo, candidato do PSOL, faz sinal depois de votar no primeiro turno

O deputado Marcelo Freixo (PSOL) decidiu concentrar sua estratégia de campanha a partir desta quarta-feira (26) aos eleitores indecisos ou que pretendem anular o voto.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (25) aponta que 19% dos eleitores declaram votar nulo, enquanto outros 8% estão indecisos.

Crivella se manteve na liderança com 46% das intenções de votos totais –63% dos votos válidos– tendo oscilado negativamente dentro da margem de erro em relação à última pesquisa. Freixo tem 27% das intenções de votos totais, e 37% dos válidos.

O resultado da pesquisa frustrou a campanha do PSOL, após duas semanas de intenso ataque ao adversário, o senador Marcelo Crivella (PRB), na propaganda de TV. O rival também foi tema de reportagens críticas ao longo da semana passada, em que foram revelados casos de intolerância religiosa e a prisão em 1990. Nada influenciou nas intenções de voto, indica o levantamento.

"Quero dirigir a minha palavra a quem não decidiu em quem votar, e a quem está pensando em votar nulo ou não ir votar. Faço o pedido de trocar o voto nulo pelo voto de confiança. Pode discordar em mim em algumas coisas. Mas não pode entregar a cidade para esse grupo que anda com o Crivella", afirmou Freixo, em entrevista à CBN.

De acordo com dados do Datafolha, o grupo que mais concentra eleitores que não escolhe nenhum dos dois é o de católicos. Entre estes eleitores, 36% não declaram voto nem em Freixo, nem em Crivella –são 11% de indecisos e 25% pretendem anular o voto.

Os evangélicos pentecostais –do qual a Igreja Universal faz parte– são os eleitores com a menor taxa de voto nulo e indeciso. Apenas 13% dos entrevistados desse grupo não escolhe nenhum dos candidatos, sendo 8% com a intenção de anular voto e 5% de indecisos.

"Não se anule nessa eleição, não deixe que alguém decida por você o que vai acontecer nessa cidade. Um de nós vai ser o prefeito", disse o candidato do PSOL.

A campanha de Freixo esperava um resultado melhor para o PSOL. Está marcada para esta tarde o "comício da virada" na Lapa. Crivella estará num palanque na quinta-feira (27), na Cinelândia, após se recolher na campanha.

Nesta reta final, Crivella decidiu atacar a imprensa e se recolher. Não foi às entrevistas marcadas na rádio CBN e no RJTV - 2ª edição da TV Globo. Também não é certo que o senador participe do debate da TV Globo, marcado para a noite de sexta-feira (28).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade