Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cidades da Baixada Santista, em SP, formam 'cinturão tucano'

Zanone Fraissat - 1°.jan.15/Folhapress
SAO PAULO/SP-BRASIL,01/01/15 - O vice Governador Marcio Franca durante a Cerimonia de posse do governador de SP Geraldo Alckmin no palacio do governo.(Foto: Zanone Fraissat / PODER) ***EXCLUSIVO***
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e seu vice, Marcio França (PSB)

As eleições municipais transformaram as cidades da região metropolitana da Baixada Santista num "cinturão tucano" em São Paulo. Aliados do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e de seu vice, Marcio França (PSB), venceram a disputa em 8 das 9 cidades e partidos de sua base estão no segundo turno em outra.

O PSDB elegeu prefeitos em 7 das 8 cidades em que a eleição já terminou. Na outra, a vitória foi de um candidato do PMDB. Embora já predominante, o total de eleitos que integram a base aliada de Alckmin vai aumentar, pois a disputa no Guarujá ocorre entre Valter Suman (PSB) e Haifa Madi (PPS).

"Nosso presidente [do diretório paulista], Pedro Tobias, apoia um [PPS] e temos o PSB, que é um bom parceiro", afirmou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Além de Santos, maior cidade da Baixada e onde Barbosa, apadrinhado do governador, foi reeleito com 77% dos votos, o partido levou a melhor em Bertioga, Cubatão, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande.

Editoria de arte/Folhapress

Em São Vicente, onde o vencedor foi o peemedebista Pedro Gouvêa, PSDB e PSB integraram a coligação. Houve avanço em relação a 2012, quando o PSDB elegeu três prefeitos.

"Houve a viabilização de projetos metropolitanos e a população soube reconhecer o esforço do Estado que, mesmo diante da crise, foi parceiro dos municípios da Baixada. Isso contribuiu muito para o desempenho", disse Barbosa, que obteve a terceira maior votação do Estado, proporcionalmente, nas cidades entre 200 mil e 500 mil habitantes.

O prefeito de Santos afirmou que o "cinturão tucano" formado no litoral propiciará o surgimento de projetos como novo acesso ao porto, além de investimentos em saúde, como no Hospital dos Estivadores.

Mas há, também, quem veja com preocupação uma hegemonia de tal porte, como Jorge Sanchez, conselheiro da Amarribo Brasil, organização fundada em Ribeirão Bonito (SP) que acompanha gastos públicos e foi responsável pela cassação de dois prefeitos.

"Hegemonia nunca é bom. Isso ocorre como reflexo do mensalão e do petrolão. O PT ficou muito desgastado, assim como outros partidos, e viu os outros crescerem", afirmou.

Segundo ele, será importante a atuação dos vereadores oposicionistas nas Câmaras, como forma de buscar equilíbrio.

"Se os oposicionistas fiscalizarem o Executivo, cada um cumprindo sua função, será possível ter um equilíbrio, e a democracia será exercida de alguma forma."

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade