Publicidade
Publicidade
Publicidade

Disputa em BH tem empate técnico e está indefinida, diz Datafolha

Divulgação
O candidato do PSDB em BH, João Leite Alexandre Kalil, que disputa pelo PHS
O candidato do PSDB em BH, João Leite, e Alexandre Kalil, que disputa pelo PHS

A eleição para prefeito de Belo Horizonte está indefinida, com Alexandre Kalil (PHS) numericamente à frente de João Leite (PSDB), mas com empate no limite da margem de erro. Kalil tem 52% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos) e Leite, 48%, segundo pesquisa Datafolha realizada nesta sexta (28) e neste sábado (29), véspera do segundo turno.

Os percentuais de votos válidos são iguais aos do último levantamento, feito na terça-feira (25), mas representam uma virada do candidato do PHS sobre o tucano em relação ao início do segundo turno. Em pesquisa Datafolha de 11 de outubro, Leite chegou a ter 55% das intenções de votos válidos, contra 45% de Kalil.

Desta vez, o Datafolha entrevistou 1.973 eleitores em Belo Horizonte. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que leva ao empate técnico entre os candidatos.

Contabilizado o total de votos, a diferença entre os dois fica menor: Kalil tem 37% das intenções, contra 34% de Leite. Nulos e brancos somam 19% e indecisos ou que não quiseram opinar, 10%. Ou seja, 29% não têm candidato, taxa considerada alta.

Datafolha 2º Turno belo horizonte

Tanto Kalil como Leite subiram três pontos percentuais em relação à pesquisa da terça passada, considerando o total de votos –o primeiro, de 34% para os atuais 37%, e o último, de 31% para 34%. Nulos, brancos e indecisos, na mesma comparação com a pesquisa anterior, caíram de 34% para 29%.

A grande maioria dos eleitores (88%) respondeu que está totalmente decidida sobre a opção de voto declarada. Desses eleitores convictos, 80% disseram que decidiram em quem votar logo após o primeiro turno, 9% responderam que fizeram a escolha há cerca de 15 dias e 11%, na semana que passou.

DEBATE E CAMPANHA

O último debate entre os candidatos, promovido nesta sexta (28) pela TV Globo, foi visto por 38% dos eleitores ouvidos pelo Datafolha.

Do total de entrevistados, pelo que assistiram ou ficaram sabendo sobre o debate, 22% opinaram que Kalil venceu, 21% consideraram que Leite se saiu melhor, para 3% ambos foram bem e para 9% ninguém se destacou. Já 45% não souberam responder.

A campanha em Belo Horizonte tem sido agressiva, com trocas de acusações entre os candidatos. Leite tem usado boa parte de seu tempo de TV para divulgar que as empresas de Kalil têm multas e dívidas trabalhistas pendentes.

Na última quinta (27), após uma rápida aparição em um programa de Leite no primeiro turno, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), um dos fiadores da campanha do tucano, apareceu na TV para pedir votos.

Kalil, por sua vez, fez durante toda a campanha um discurso de que não é político, mas empresário. "Chega de político" foi seu slogan. Ele diz não ter padrinhos proeminentes e uma de suas principais promessas é acabar com cargos comissionados na prefeitura.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade