Publicidade
Publicidade
Publicidade

Eleições 2016

Aposta da Rede, Clécio Luis é reeleito prefeito de Macapá

Macapá tornou-se neste domingo (30), a única capital do país a ser administrada por um prefeito da Rede, partido criado pela ex-senadora Marina Silva.

A população reelegeu Clécio Luis, que obteve 60,5% dos votos válidos. O candidato derrotado, Gilvam Borges (PMDB), conquistou 39,5%.

Clécio Luis, 44, liderou todas as pesquisas de intenção de votos desde o início da campanha eleitoral e angariou a maior coligação –com sete partidos, entre eles, DEM, PSDB e PCdoB.

Divulgacao
O prefeito de Macapa, Clecio Luis, candidato a reeleicao, ao lado de sua vice, Telma Nery
O prefeito de Macapa, Clecio Luis, candidato a reeleicao, ao lado de sua vice, Telma Nery

De acordo com a última pesquisa Ibope, divulgada nesta última sexta-feira (28), Clécio registrou 61% das intenções de votos válidos, contra 39% do ex-senador Gilvam Borges (PMDB). A margem de erro é de quatro pontos percentuais.

Clécio foi eleito prefeito de Macapá em 2012 pelo PSOL, mas trocou de partido após firmar uma aliança com o DEM, que financiou 95% dos gastos de sua atual campanha.

Em troca, o DEM espera o apoio do ex-socialista ao senador Davi Alcolumbre, provável candidato ao governo do Amapá, em 2018.

"Vamos continuar na tarefa que iniciamos na minha última gestão. Também será a minha meta captar mais recursos federais para Macapá", disse Clécio à impressa.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede), o principal cabo eleitoral de Clécio, afirmou que a conquista do partido em Macapá representa "uma vitória contra a oligarquia criada no Estado por José Sarney."

Neste pleito, o candidato reeleito prometeu construir 11 escolas, terminar a entrega de dez creches (promessa não cumprida integralmente em seu mandato anterior) e municipalizar o serviço de iluminação pública de Macapá, hoje controlado pelo governo do Estado.

Formado em geografia pela Unifap (Universidade Federal do Amapá), Clécio Luis terá como vice Telma Adriana Nery Paiva (DEM), atual vereadora de Macapá.

A capital de 465.495 habitantes tem 277.689 eleitores. O dia de votação foi considerado tranquilo, com apenas três urnas substituídas. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá também registrou 15 denúncias de crimes eleitorais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade