Publicidade
Publicidade
Publicidade

No RS, candidato de Sartori apoiado por 21 partidos perde eleição no interior

Alan Marques/Folhapress
Governador do RS, José Ivo Sartori (PMDB), concede entrevista após audiência com o presidente interino Michel Temer, em Brasília (DF)
Governador do RS, José Ivo Sartori (PMDB)

Em Caxias do Sul, berço político do governador gaúcho José Ivo Sartori (PMDB), o candidato apoiado pelo governador não foi eleito. Edson Néspolo (PDT) perdeu para Daniel Guerra (PRB), que teve ampla vantagem. Guerra fez 62,79% dos votos contra 37,21% de Néspolo.

Além do apoio político de Sartori, Néspolo era apoiado por 21 partidos. PDT e PMDB administram a cidade há 12 anos.

Impopular, o governador não participou da campanha de Sebastião Melo, que foi derrotado pelo tucano Marchezan Jr, na capital.

Quando as urnas confirmaram Guerra como prefeito, o político estava saindo de uma missa na Igreja São Pelegrino, ponto turístico da serra gaúcha. Apesar de ser ligado aos movimentos católicos, Guerra recebeu apoio de integrantes da Igreja Universal.

Seu irmão, Chico Guerra, foi eleito vereador pela primeira vez pelo PRB com 3.133 votos.

Sartori foi prefeito de Caxias do Sul em dois mandatos, de 2005 a 2012. Néspolo foi chefe de gabinete de Sartori e atualmente é presidente da Festa da Uva, festa folclórica da cidade que celebra a imigração italiana na região.

No primeiro turno, o ex-ministro de Dilma Rousseff Pepe Vargas (PT) também era candidato, mas ficou fora da segunda fase do pleito. Pepe foi prefeito de Caxias do Sul de 1997 a 2004.

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, esteve em Caxias do Sul, junto com Ciro Gomes, pré-candidato à presidência em 2018, pedindo o apoio de Pepe para Néspolo no segundo turno.

Pepe declinou o apoio porque durante o primeiro turno Néspolo, que apoiou o impeachment ao contrário da orientação nacional do PDT, usou sua propaganda para ligar Pepe aos escândalos de corrupção. Pepe não é investigado na Lava Jato.

CANOAS E SANTA MARIA

Além de Caxias do Sul, outras duas cidades do interior gaúcho definiram seus prefeitos no segundo turno: Canoas, na região metropolitana, e Santa Maria, na região central do Estado.

Em Santa Maria, o tucano Jorge Pozzobom venceu o petista Valdeci Oliveira por apenas 226 votos de diferença. Oliveira fez 49,92% dos votos contra 50,08% de Pozzobom.

Em Canoas, Luiz Carlos Busato (PTB) venceu a eleição com 51,25% dos votos contra Beth Colombo (PRB), que fez 48,75% dos votos. Busato é deputado federal no terceiro mandato; Beth é a atual vice-prefeita ao lado do prefeito petista Jairo Jorge. Trinta e seis pessoas foram detidas por boca de urna no município durante o pleito.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade