Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vitória em Fortaleza fortalece projeto presidencial de Ciro

Numa disputa entre apadrinhados dos principais caciques políticos do Ceará, o prefeito Roberto Claudio (PDT) superou Capitão Wagner (PR) e vai comandar a Prefeitura de Fortaleza nos próximos quatro anos.

A reeleição de Claudio com 53,37% dos votos válidos representa uma vitória dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), ambos ex-governadores do Ceará, e do governador Camilo Santana (PT).

A vitória fortalece o projeto de Ciro, que é pré-candidato à Presidência em 2018. Em entrevista à imprensa neste domingo (30), Ciro afirmou que se sentiria "desanimado" em disputar o Planalto caso seu candidato perdesse.

O resultado também fortalece um foco de resistência de partidos de esquerda e de oposição ao presidente Michel Temer (PMDB) no Nordeste. Além da vitória do PDT em Fortaleza, o PC do B surpreendeu na reta final e venceu em Aracaju.

Em uma eleição em que o eleitorado mostrou resistência aos partidos de esquerda, Claudio venceu um adversário que se colocou à direita na reta final da campanha.

Com 46,43% dos votos, o PM reformado e deputado estadual Capitão Wagner disputou a prefeitura com o apoio dos senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB), ambos aliados do Palácio do Planalto.

A derrota de Wagner fragiliza o projeto de Eunício de disputar o governo em 2018, quando deve enfrentar o petista Camilo Santana.

Discreto durante a campanha, que teve Cid Gomes mais presente ao lado de Cláudio, Ciro acompanhou o voto do prefeito em um colégio em área nobre de Fortaleza.

O presidenciável disse estar assustado com o resultado das urnas nas eleições municipais. "Em São Paulo teve a vitória de um playboy descompromissado [João Doria]. O escândalo [investigações da Lava Jato] acabou com a confiança no sistema", afirmou Ciro ainda antes do fim da votação do segundo turno.

SEGURANÇA E SAÚDE

Numa campanha acirrada e com ataques mútuos, temas como a segurança pública e a saúde dominaram a agenda dos candidatos.

Wagner elegeu a segurança como principal bandeira da campanha no segundo turno, apesar de ser uma área de principal responsabilidade do governo estadual.

Ele prometia armar a guarda municipal, algo rejeitado pelo candidato vencedor, que diz apostar em melhoria de iluminação e atividades em espaços púbicos para melhorar a segurança.

Outro tema protagonista da campanha foi a saúde, em que o prefeito reeleito Roberto Claudio admitiu pode fazer mais –assunto espinhoso para ele, que é médico.

"Temos o que melhorar na área, com a construção de mais policlínicas e melhorar a distribuição de remédios e equipamentos nos postos de saúde", disse.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade