Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2011 - 10h48

Provas do Enade são aplicadas hoje a 376 mil universitários

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Cerca de 376 mil universitários estão convocados para participar do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que será aplicado hoje em 1.365 municípios. A prova é um dos principais componentes dos indicadores utilizados pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar a qualidade dos cursos superiores. A participação é obrigatória.

O exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e cerca de 8, 8 mil cursos serão avaliados em 2011. O aluno convocado que faltar à prova fica impedido de colar grau e, consequentemente, de obter o diploma de conclusão do curso. A partir deste ano, apenas os alunos concluintes farão a prova. Antes, os calouros também tinham que participar, mas a avaliação dos que ingressam nos cursos foi substituída pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que é aplicado aos estudantes no fim desse período.

Este ano, participam do Enade alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também serão avaliados estudantes de cursos superiores de tecnologia em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

O candidato pode consultar o seu local de prova no site do Inep. Também é obrigatório o preenchimento do questionário do estudante, utilizado para colher informações sobre o perfil socioeconômico do aluno e das condições da oferta de ensino pelas instituições. Para preencher esse questionário, o inscrito também deve acessar o portal do órgão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página