Publicidade
Publicidade
Dilma diz que Enem "deselitizou" ensino universitário
Publicidade
SIMONE IGLESIAS
RENATO MACHADO
DE BRASÍLIA
Em cerimônia informal de despedida do ministro da Educação, Fernando Haddad, que vai concorrer à Prefeitura de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff elogiou na tarde desta segunda-feira o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), apesar de o método registrar sucessivas falhas nos últimos anos.
Haddad diz que 'apanhou todo dia' por causa do Enem
Mercadante deve mudar quatro secretarias no MEC após a posse
"Acho muito importante fazer a defesa do Enem como forma mais democrática de acesso dos jovens ao ensino universitário. É um exemplo da determinação do ministro Fernando Haddad de assegurar uma transformação e uma deselitização do ensino universitário no nosso país", afirmou, ao discursar.
Dilma citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter tido a "generosidade" de priorizar recursos para a educação e exigindo disponibilização de verbas dos ministérios da Fazenda e do Planejamento. Ela afirmou que Lula e seu vice, José Alencar, foram vítimas de "preconceito" por chegarem ao poder sem ensino superior.
Depois da cerimônia, Dilma voltou a defender o Enem, dizendo que é feito por seres humanos e, por isso, suscetível a erros. Afirmou que deve ser sempre aprimorado e que não acha o vestibular um sistema melhor do que o exame nacional. Chamou o sistema de "antigo" e "antiquado".
Após o evento, Haddad disse não acreditar que o Enem será seu calcanhar de Aquiles na campanha de São Paulo. "Ao contrário. O Enem democratizou o ensino".
O pré-candidato fica no ministério até esta terça-feira, quando passa o cargo a Aloizio Mercadante.
+ Canais
- Acompanhe a editoria de Cotidiano no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
- Conheça a página da Folha no Facebook
+ Notícias em Saber
- Haddad reconhece falhas no ensino médio
- Governo investirá R$ 7,6 bi em 6.000 novas creches, diz Dilma
- Unicamp divulga respostas esperadas na 2ª fase do vestibular 2012
- Pais recorrem à Justiça para adiantar superdotados na escola
- Matrículas pelo ProUni começam hoje e vão até o dia 1º
Livraria
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Para MEC, greve de professores universitários é 'precipitada'
- Caindo aos pedaços, federal usa escola infantil para aulas
- Universitárias tiram blusas em apoio à greve de professores no AM
- Confira o ranking das particulares de São Paulo no Enem
- Redação exemplar da Fuvest tem mensagem subliminar contra reitor
+ Comentadas
- Caindo aos pedaços, federal usa escola infantil para aulas
- Redação exemplar da Fuvest tem mensagem subliminar contra reitor
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV