Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2012 - 19h57

Professores da USP serão 'mentores' de alunos novatos

Publicidade

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

A USP lançou um programa em que seus professores passarão a ser também "mentores" de parte dos estudantes calouros deste ano.

Aumenta o número de alunos da rede pública aprovados na USP

A universidade busca facilitar a integração dos alunos novatos. Eles ganharão também bolsa mensal de R$ 400. Cada docente que participar do programa será responsável por até três estudantes, que receberão ajuda tanto acadêmica quanto para informações gerais sobre a universidade (culturais, esportivas e de lazer).

Os cerca de mil alunos a serem beneficiados serão escolhidos, prioritariamente, entre os de baixa renda. Os beneficiados representam 10% dos ingressantes neste ano.

"Nossa ideia é que o professor passe até seu telefone celular e de casa ao aluno. Queremos ajudar na adaptação dele, porque o primeiro ano tradicionalmente é o mais difícil, com maior evasão", afirmou a pró-reitora de graduação da universidade, Telma Zorn.

Os cerca de 500 professores que decidirem participar da proposta ganharão viagem de trabalho ao final do ano, caso sua atenção seja aprovada pelos estudantes.

O programa é um complemento às ações que visam aumentar o número de alunos de escola pública na principal universidade do país.

A proporção desse alunado entre os aprovados no vestibular subiu de 26% para 28% entre 2011 e 2012, período em que houve aumento no bônus concedido a alunos de escola pública no vestibular.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página