Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2012 - 18h25

Professores acampam na Assembleia da Bahia; SC anuncia greve

Publicidade

DANIEL CARVALHO
DE SÃO PAULO

Professores estaduais estão acampados desde o fim da manhã desta quarta-feira (18) na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.

Professores da BA vão recorrer de decisão sobre ilegalidade da greve
Aperto fiscal alimenta impasse entre governo e professores na BA
Após greve da PM, agora professores param na Bahia

A categoria cruzou os braços no último dia 11. Os manifestantes reivindicam reajuste de 22,22% e pressionam deputados a não aprovar projeto do governo que acaba com benefícios de professores com nível médio.

O APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) diz que cerca de 500 professores estão acampados no local. A Assembleia estima em cem o número de manifestantes no salão que fica ao lado do plenário. Amanhã (19), eles farão uma assembleia para definir os rumos do movimento.

O ato na Assembleia é pacífico. Hoje não houve sessão na Casa, mas o motivo foi falta de quórum. Os professores pretendem passar a noite no local.

Antes de seguir para a Assembleia, os grevistas fizeram manifestação em frente ao prédio da Governadoria.

Na última sexta-feira (13), a Justiça concedeu liminar determinando o fim imediato da greve sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Na terça-feira (17), o sindicato recorreu da decisão.

O APLB diz que a adesão à greve é de 80% em todo o Estado. Eles afirmam que cerca de 800 mil alunos estão sem aulas.

SANTA CATARINA

Os professores da rede estadual de Santa Catarina rejeitaram proposta de reajuste apresentada pelo governo e decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (21).

O Estado aplicou o piso nacional do magistério, reduzindo a diferença entre os valores pagos para cada nível de titulação.

Por isso, quer reajustar os salários de 30% a 75% de acordo a categoria do professor, o que representa um impacto de R$ 900 milhões na folha de pagamento.

Pela proposta do governo, a correção será parcelada em cinco vezes, até dezembro de 2013, o que desagrada a categoria. A Secretaria de Educação diz que não há dinheiro suficiente para pagar tudo de uma só vez.

A rede estadual de ensino tem hoje cerca de 42 mil professores na ativa e 24 mil aposentados. Aproximadamente 700 mil alunos são atendidos pelo Estado.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página