Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2012 - 18h36

Cerca de 30 alunos são retirados de prédio invadido na Unifesp

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 19h35.

Oficiais de justiça, acompanhados de policiais militares e federais, cumpriram por volta das 16h desta quarta-feira a reintegração de posse do prédio invadido da Diretoria Acadêmica no campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em Guarulhos (Grande SP).

Justiça determina reintegração de prédio ocupado na Unifesp
Justiça manda Unifesp de Guarulhos comprovar melhorias
Caindo aos pedaços, federal usa escola infantil para aulas
Alunos da Unifesp ocupam Diretoria Acadêmica em Guarulhos

Inicialmente os alunos disseram que cerca de 50 pessoas foram retiradas do local. De acordo com a PF, porém, 30 pessoas que se encontravam no imóvel invadido e se recusaram sair foram encaminhadas à Superintendência da PF na Lapa, zona oeste, onde foi lavrado um termo por desobediência à ordem judicial.

Os alunos serão liberados em seguida.

Os estudantes e a reitoria da Unifesp informaram que não houve violência durante a operação.

A reintegração de posse foi determinada após a Justiça Federal receber informações da Unifesp sobre providências adotadas para melhorar o campus de Guarulhos.

Alunos da universidade estão em greve desde o dia 23 de março e, no dia 4 de maio, ocuparam o prédio da Diretoria Acadêmica.

Segundo a Justiça, a Unifesp apresentou documentos que apontam que parte das reivindicações feitas pelos alunos está sendo atendida, como início da construção do prédio central, moradia para estudantes, garantia de diversidade e qualidade de alimentação, transporte de qualidade, entre outras.

A decisão afirma que "eventuais questionamentos sobre a condução de tais negociações devem ser discutidos em sede própria, não sendo a via do apossamento do prédio público, por meio de greve, hábil para reivindicar critérios ou irregularidades na gestão administrativas da universidade".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página