Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2010 - 03h00

Fica mais difícil tirar zero na redação da Unicamp

Publicidade

DE SÃO PAULO

Com as mudanças no vestibular da Unicamp, já no fim deste ano, o candidato terá uma probabilidade menor de ser eliminado na redação. Agora, para perder o direito de seguir para a segunda etapa, é preciso zerar nos três textos exigidos na 1ª fase.

Antes, como o candidato precisava desenvolver apenas um texto, estatisticamente a probabilidade de ser eliminado por fugir ao tema ou não se adequar a um dos gêneros propostos era maior.

"A existência de três textos minimiza o número de prejudicados pela anulação", diz Maurício Kleinke, coordenador de pesquisa da Comvest, durante exposição dos resultados do simulado que a Unicamp promoveu para apresentar a nova prova.

No último vestibular, 7% dos candidatos foram desclassificados do processo seletivo por zerar na redação.

Pela nova proposta, os três textos serão de gêneros distintos. No simulado (que pode ser consultado em comvest.unicamp.br), os alunos precisaram escrever uma entrevista, um editorial de jornal e uma carta.

Matilde Scaramucci, uma das idealizadoras das mudanças na redação, afirma que a Unicamp não listará os gêneros que podem ser cobrados. "Mas nós nunca vamos pedir uma poesia ou um e-mail para um amigo."

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página