Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2010 - 09h29

Inep apura causas de vazamento de dados de inscritos no Enem

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) informou na manhã desta quarta-feira que vai apurar as causas e responsabilidades que provocaram o vazamento de dados sigilosos de milhões de pessoas que se inscreveram para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos anos de 2007, 2008 e 2009.

Vazam dados de inscritos no Enem
Inscrito no Enem deve enviar comprovante de pagamento
Fuvest libera manual de inscrição do vestibular 2011
MEC divulga resultado da quarta chamada do ProUni
Batista é o 1º colégio de SP em redação no Enem
Top no Enem têm seleção mais disputada do que a USP
Só pública que seleciona aluno lidera Enem

Segundo o instituto, "os dados eram colocados numa área reservada do site, com endereço específico, e liberados para às Instituições de Ensino Superior que solicitassem para utilização nos seus processos seletivos". Ainda de acordo com o Inep, essas instituições "se comprometiam a não divulgar os dados e teriam acesso mediante usuário e senha."

Apesar disso, as informações estiveram disponíveis para todos os internautas em site mantido pelo Ministério da Educação por ao menos três horas --entre as 14h e as 17h de ontem. O ministério não soube informar quantas pessoas tiveram seus dados expostos.

De acordo com a pasta, da página constavam apenas nome, RG, CPF, nome da mãe e número de matrícula dos candidatos. Mas a Folha apurou que dados do perfil socioeconômico e do desempenho dos inscritos para a prova também ficaram disponíveis.

O Inep informou que assim que foi "informado que o endereço em área reservada havia se tornado público, fechou o endereço específico." Só em 2009, cerca de 4 milhões se inscreveram no Enem, cuja nota é usada no processo seletivo de muitas universidades.

OUTROS PROBLEMAS

Há quase um ano, o Enem coleciona problemas. O mais grave deles ocorreu em outubro de 2009. Após ser impressa, a prova do Enem acabou furtada. O vazamento das questões fez com que o governo tivesse que adiar o exame.

Um mês antes, outro problema. Em setembro, época da convocação dos alunos, alguns estudantes foram informados para prestar a prova em locais distantes até 30 km de suas casas.

Por causa de todo o imbróglio de 2009, a USP e a PUC-SP desistiram de usar o Enem como parte de sua nota.

Neste ano, USP e Unicamp voltaram a tomar a mesma decisão. A justificativa é que a prova do Enem deste ano, marcado para novembro, vai ser realizado muito tarde.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página