Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2010 - 12h56

Vazamento de dados de inscritos no Enem ocorreu por fragilidade no sistema, diz Inep

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO

A divulgação indevida dos dados de 12 milhões de participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ocorreu por uma "fragilidade no sistema", de acordo com o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Joaquim Soares Neto. Segundo ele, o problema já foi corrigido e os dados já estão em sigilo.

Vazam dados de inscritos no Enem
Inscrito no Enem deve enviar comprovante de pagamento
Fuvest libera manual de inscrição do vestibular 2011
MEC divulga resultado da quarta chamada do ProUni
Batista é o 1º colégio de SP em redação no Enem

As informações estiveram disponíveis para todos os internautas em site mantido pelo Mec por ao menos três horas --entre as 14h e as 17h de ontem. De acordo com a pasta, da página constavam apenas nome, RG, CPF, nome da mãe e número de matrícula dos candidatos.

Apesar disso, a Folha apurou que dados do perfil socioeconômico e do desempenho dos inscritos para a prova também ficaram disponíveis.

"Foi uma fragilidade no sistema de segurança porque você poderia ter acesso aos links sem ter a senha", disse Soares Neto. De acordo com o presidente do instituto, seria impossível chegar a esses links sem acessar a área reservada e o problema já foi corrigido.

Segundo o Inep, "os dados eram colocados numa área reservada do site, com endereço específico, e liberados para às Instituições de Ensino Superior que solicitassem para utilização nos seus processos seletivos". Ainda de acordo com o Inep, essas instituições "se comprometiam a não divulgar os dados e teriam acesso mediante usuário e senha."

Neto afirmou que as responsabilidades estão sendo apuradas e é "prematuro" dizer quais serão as consequências no caso de um vazamento. "O Inep está com uma estrutura bastante grande de segurança, estamos investindo muito nisso. [Esse problema] não afeta de forma alguma a credibilidade do Enem", disse.

OUTRO CASO

No ano passado, o Enem foi cancelado às vésperas da sua realização porque a prova foi roubada de dentro da gráfica que imprimia o material. Toda o esquema de aplicação da prova teve que ser remodelado. O exame foi aplicado dois meses depois com um índice recorde de abstenção. Na avaliação de Neto, essa nova falha no sistema não compromete a credibilidade do órgão ou do próximo exame, que será realizado em novembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página