Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2010 - 08h35

Professor sugere que inscritos no Enem façam B.O. após vazamento de dados

Publicidade

DE SÃO PAULO

Para se proteger de eventuais golpes, os inscritos no Enem podem registrar um boletim de ocorrência, afirma o professor da Direito GV Marcel Leonardi, especialista em direito na internet.

Vazamento não compromete a lisura do Enem
Vazamento de dados ocorreu por fragilidade no sistema
Sindicato defende indenização de candidatos
Inep apura causas de vazamento de dados do Enem

Com dados como nome, RG e CPF do aluno, criminosos podem tentar falsificar documentos, abrir uma empresa ou conta bancária.

Para Leonardi, pedidos de indenização não deverão ter sucesso, pois a Justiça costuma exigir comprovação de dano concreto --ou seja, o candidato precisaria comprovar que foi alvo de fraude, não basta demonstrar o risco.

Folha - Os alunos podem exigir indenização na Justiça?
Marcel Leonardi - Até cabe, mas não é eficaz. Em um vazamento de dados, você nunca sabe como eles serão utilizados. A Justiça tende a exigir um dano concreto.

Seria mais eficaz o Ministério Público Federal pleitear uma indenização, para forçar o governo a destinar recursos ao fundo de direitos difusos, para que sejam destinados a investimentos como educação ou tecnologia.

Para os estudantes que tiveram os dados divulgados, o que eles podem fazer?
Se eu fosse um dos alunos, faria boletim de ocorrência, chamado de preservação de direitos. Para dizer: "Se alguém tentar usar meus dados indevidamente, está registrado que fiz parte do grande vazamento".

Não é um instrumento perfeito, mas uma proteção. O problema é que as delegacias não têm muita boa vontade com esse tipo de boletim.

Como o sr. avalia o erro?
O site permitia que alguém que tivesse o link de uma sessão já autenticada pudesse acessá-lo sem senha. Não é que deixaram de implementar uma criptografia mais sofisticada. Foi falta de coisa básica, uma falha grotesca. No país, falta uma cultura de preservação de dados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página