Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2010 - 10h37

Secretarias tinham acesso a todas as informações de inscritos no Enem

Publicidade

DE BRASÍLIA

Secretarias estaduais de Educação e 231 instituições de ensino superior que usam a nota do Enem na primeira fase do processo seletivo tinham acesso a todos os dados de todos os alunos. Além dessas, outras faculdades que usavam o Enem para compor a nota final podiam acessar dados parciais, mas apenas de alunos que fizeram sua prova.

Professor sugere que alunos façam B.O. após vazamento
Vazamento não compromete a lisura do Enem
Vazamento de dados ocorreu por fragilidade no sistema
Sindicato defende indenização de candidatos
Inep apura causas de vazamento de dados do Enem

Nessa área do site, estavam disponíveis o nome e número de inscrição do candidato, RG, CPF e nome da mãe. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), as secretarias tinham acesso ao banco para saber quais alunos estavam aptos a receber o certificado de conclusão do ensino médio.

Os dados sigilosos de cerca de 12 milhões de estudantes que estavam inscritos no Enem nos anos de 2007, 2008 e 2009 vazaram e ficaram disponíveis para todos os internautas em site mantido pelo Ministério da Educação por ao menos três horas na última terça-feira (3).

Em relação às 231 instituições, o Inep justificou a permissão pelo fato de que elas precisavam saber quais dos alunos haviam efetivamente prestado o exame.

Para acessarem as informações, faziam cadastro e escolhiam senha para acessar área reservada. O problema é que o endereço da página que se abria em seguida podia ser copiado em qualquer computador, sem senha. E, a partir de dados pessoais dos alunos, era possível acessar as notas deles.

FRAGILIDADE DO SISTEMA

O presidente do Inep, Joaquim Soares Neto, afirmou nesta quarta-feira que a divulgação indevida dos dados ocorreu por uma "fragilidade no sistema".

Neto afirmou que as responsabilidades estão sendo apuradas e é "prematuro" dizer quais serão as consequências no caso de um vazamento. "O Inep está com uma estrutura bastante grande de segurança, estamos investindo muito nisso. [Esse problema] não afeta de forma alguma a credibilidade do Enem", disse.

OUTRO CASO

Há quase um ano, o Enem coleciona problemas. O mais grave deles ocorreu em outubro de 2009. Após ser impressa, a prova do Enem acabou furtada. O vazamento das questões fez com que o governo tivesse que adiar o exame.

Um mês antes, outro problema. Em setembro, época da convocação dos alunos, alguns estudantes foram informados para prestar a prova em locais distantes até 30 km de suas casas.

Por causa de todo o imbróglio de 2009, a USP e a PUC-SP desistiram de usar o Enem como parte de sua nota.

Neste ano, USP e Unicamp voltaram a tomar a mesma decisão. A justificativa é que a prova do Enem deste ano, marcado para novembro, vai ser realizado muito tarde.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página