Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2010 - 10h04

Federais de Viçosa e Lavras são as tops de megauniversidade mineira

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Entre as instituições que participam do consórcio da megauniversidade mineira, a UFV (Viçosa) e a Ufla (Lavras) são as mais bem colocadas no IGC, ranking do MEC (Ministério da Educação) que avalia o desempenho das universidades. Ambas tiraram 5, a nota máxima.

Megauniversidade deve permitir mobilidade acadêmica
Reitores lançam projeto de "megauniversidade"
Grupo de universidades federais de MG discute fusão

Coincidentemente, elas também se destacam na mesma área do conhecimento: a das agrárias. Nas duas, o curso de zootecnia tirou 5 na última avaliação do Enade, índice que mede a qualidade dos cursos.

Participam do consórcio as federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), Ouro Preto (Ufop), São João Del-Rei (UFSJ) e Viçosa (UFV), todas localizadas no sul e sudeste do Estado.

Juntas, as sete federais mineiras --de um total de 11 no Estado-- atendem cerca de 40 mil estudantes, em 17 municípios do sul e sudeste. Quase um terço desses alunos estuda na Ufop, conhecida pela tradição no curso de farmácia.

Na federal de Juiz de Fora, um dos destaques é a qualidade dos cursos. Quase metade deles --14 de 29-- tirou nota 5 nas últimas avaliações do Enade.

VESTIBULAR

Para quem pretende aproveitar o Enem para conseguir uma vaga na universidade, as federais que se unirão no consórcio são uma opção. Quase todas já utilizam o exame nacional para compor a nota final ou até em substituição ao vestibular.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página