Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2010 - 11h57

Mais de 220 municípios não receberão livros didáticos em 2011

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O PNLD (Programa Nacional de Livro Didático) do governo federal não vai distribuir livros didáticos para 222 municípios e 16 escolas federais no próximo ano. Isso porque essas escolas deixaram de aderir ao programa. O prazo terminou no dia 30 de junho.

Antes, todas as escolas públicas recebiam o material. Neste ano, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), responsável pelo programa, implantou um sistema de adesão. O objetivo, de acordo com o fundo, é evitar desperdício de material. Das 238 entidades que não receberão os livros em 2011, quatro aderiram ao programa fora do prazo.

Segundo o FNDE, o Estado com menor adesão é São Paulo, com participação de 77% das entidades, entre municípios e escolas federais. No Brasil, a adesão total foi de 95%. Para o fundo, a principal causa da não adesão é a adoção de outros métodos didáticos pelas escolas, como os sistemas apostilados.

O PNDL foi criado em 1929. O programa entrega livros para as escolas públicas todos os anos. Em 2011, o material distribuído será destinado aos alunos do do 6º ao 9º ano. De acordo com FNDE, serão distribuidos 130 milhões de exemplares.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página