Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2010 - 09h53

Unesp cria bacharelado de três anos e cursos de física e meteorologia

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A partir de 2012, a Unesp terá cinco novas opções de curso. O bacharelado em ciências exatas, no campus da Barra Funda (zona oeste de São Paulo), dura três anos e é uma opção.

As outras quatro possibilidades são cursos complementares ao bacharelado. São três opções de física --financeira, fundamental e ambiental--, que duram um ano cada uma, e meteorologia, que dura dois.

Ranking das 500 melhores universidades do mundo tem 6 brasileiras
Unesp vai usar nota do Enem como porcentagem no vestibular 2011

Os estudos de meteorologia serão feitos no IPMet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) de Bauru (329 km de SP). "Há um diferencial para os alunos que virão para Bauru, que poderão trabalhar com os radares meteorológicos do IPMet", diz a diretora do instituto, Ana Maria Held.

Segundo o diretor do Instituto de Física Teórica, Rogério Rosenfeld, a física fundamental formará profissionais voltados para a área acadêmica. Já o de física financeira capacitará os alunos para atuar em bancos, agências de investimento e Bolsas de Valores.

"[Esse curso] terá ferramentas que podem ser usadas no mercado financeiro, como simulações computacionais, estatísticas e análise de risco", afirma Rosenfeld.
A ideia do curso de física ambiental é formar pessoas para fazer análises ambientais, medidas, testes e modelagem do ambiente.

Segundo Rosenfeld, foi aprovada a criação de 60 vagas para o curso de bacharelado em ciências exatas. Já os cursos de física e o de meteorologia terão 20 vagas cada um --o que dá um total de 80, pois os alunos de outros cursos já existentes poderão se matricular nos novos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página