Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2010 - 08h55

Aberto há 1 ano e meio, campus da Unesp na cidade de SP ganha novos prédios

Publicidade

PATRÍCIA GOMES
DE SÃO PAULO

Um terreno de 24 mil metros quadrados, área equivalente a três Maracanãs, encravado no coração da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, abriga o campus da Unesp na capital. Inaugurado há um ano e meio, o espaço ainda desconhecido dos vestibulandos conta com dois prédios: o IFT (Instituto de Física Teórica), que oferece só pós-graduação, e o IA (Instituto de Artes), que atende hoje a 715 alunos de graduação.

Unesp começa a receber inscrições para o vestibular 2011
Ranking das 500 melhores universidades tem 6 brasileiras
Sem adesão da Unesp, Enem perde 17,5% dos inscritos em SP
Unesp vai usar nota do Enem no vestibular 2011

Tudo isso por enquanto. Hoje, é erguido em um minicanteiro de obras um anexo ao IA, o futuro laboratório de música eletroacústica. Em breve, um novo prédio será construído para que o IFT receba alunos de graduação. Também está prevista a construção de um prédio para moradia estudantil, que hoje se dá em um imóvel alugado nos arredores do local.

As mudanças, porém, não beneficiarão ainda os candidatos deste vestibular da Unesp, que abre inscrições hoje. "Nossa ideia é criar um grande campus na Barra Funda. A localização é fantástica", afirma o reitor da Unesp, Herman Voorwald. A entrada do campus fica em frente ao Terminal Rodoviário e ao metrô Barra Funda.

O anúncio, na semana passada, da criação de cinco cursos ligados ao IFT é, para Voorwald, o começo do aumento na oferta de vagas. Será criado para 2012 um bacharelado de ciências exatas com ciclo básico.

Após os seus três anos, o aluno pode optar por: 1) ir para o mercado; 2) fazer mais um ano de física (teórica, financeira ou ambiental) na Barra Funda; 3) estudar mais dois anos de meteorologia, em Bauru (345 km de SP). "O andamento desses cursos novos viabilizará mais opções, como química ou algumas engenharias", afirma o reitor da Unesp.

No IA, as possibilidades também não são poucas. Transferidos de um imóvel no Ipiranga (zona sul), os cursos de música, teatro e artes visuais hoje estão em um prédio adequado às aulas. No novo espaço, o Instituto de Artes espera oferecer, nos próximos vestibulares, bacharelado de teatro e produção musical (noturnos). Os novos cursos do IA e do IFT devem adicionar cerca de 120 vagas às 144 oferecidas no próximo vestibular para o campus da capital.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página