Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2010 - 17h46

População rural e idosa é o maior desafio no combate ao analfabetismo, diz Haddad

Publicidade

ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA

O maior desafio no combate ao analfabetismo é atingir a população idosa que vive no campo, disse o ministro Fernando Haddad (Educação). "Esse analfabeto está muito disperso, tem atividade econômica e idade. Não é uma tarefa qualquer [atrai-lo para a sala de aula]", afirmou.

Número de analfabetos cai, mas ainda representa cerca de 10% da população no Brasil
Rede pública abriga quase 80% dos estudantes no Brasil
População brasileira soma 191,8 milhões
Cai proporção de casas com rede coletora de esgoto
45,8% dos brasileiros estão casados, mostra IBGE

De acordo com dados apresentados por ele, 51% da população rural com mais de 60 anos é analfabeta. Entre os moradores das cidades na faixa de 15 a 49 anos, o percentual cai para 3,7%.

O Brasil tem 14,1 milhões de analfabetos, o que corresponde a 9,7% do total da população com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O ministro afirmou que a meta estabelecida com as Nações Unidas é de reduzir essa taxa para 6,7%. "A erradicação do analfabetismo tem que estar sempre no horizonte, estamos trabalhando com as metas que os exemplos internacionais mostraram ser factíveis", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página