Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2010 - 19h40

Justiça adia interrogatório de réus acusados pelo vazamento de provas do Enem

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

A Justiça Federal adiou para o dia 12 de novembro o interrogatório dos cinco réus acusados de terem furtado e vazado as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado. O interrogatório estava previsto para esta quinta-feira (23).

Justiça recebe denúncia sobre fraude no Enem
Procuradoria denuncia cinco por suspeita de vazamento
PF indicia cinco e considera caso encerrado

Por causa do furto, o Ministério da Educação teve que adiar a data das provas do Enem, o que fez com que algumas faculdades e universidades desistissem de utilizar as notas do exame como um dos critérios para a aprovação dos alunos.

Na tarde desta quarta, o juiz federal substituto Márcio Rached Milani ouviu os depoimentos de cinco testemunhas de defesa. Como o processo corre sob segredo de Justiça, nem a Justiça Federal nem o Ministério Público Federal deram informações sobre o caso.

Durante as investigações sobre o furto e o vazamento das provas, a Polícia Federal indiciou cinco pessoas por suspeita de participação nos crimes: Felipe Pradella, que seria segurança do Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel), responsável pela realização do Enem; o empresário e publicitário Luciano Rodrigues, suspeito de ter estabelecido contato com veículos de imprensa para tentar vender a prova; Gregory Camillo de Oliveira Craid e mais dois funcionários temporários da Cetro, empresa que fazia parte do consórcio Connasel, Marcelo Sena e Felipe Ribeiro.

A suspeita da Polícia Federal é de que Pradella tenha furtado as provas da gráfica onde trabalhava com a ajuda de Felipe Ribeiro e de Marcelo Sena e as oferecido ao amigo Craid, na tentativa de que pudessem vender as provas à imprensa. Ambos procuraram então o empresário Luciano Rodrigues, que intermediou o contato com alguns veículos de imprensa.

Os advogados Ralfi Rafael da Silva, que defende Gregory Craid, e Luiz Vicente Bezinelli, que atua na defesa do empresário Luciano Rodrigues, disseram acreditar na absolvição de seus clientes. Eles ressaltaram a ideia de que não ocorreu vazamento das provas. "Fica cada vez mais claro, pelos depoimentos, que realmente houve um furto da gráfica, mas não houve vazamento da prova", disse Bezinelli.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página