Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2010 - 12h14

Destaque na saúde, universidade federal de Porto Alegre cria curso de gastronomia

Publicidade

THIAGO AZANHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A sopa de letrinhas ainda pouco conhecida esconde o nome de uma das universidades do país mais bem avaliadas pelo MEC. A UFCSPA, ou Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, tem 415 pontos no IGC (Índice Geral de Curso) contínuo, o segundo maior do país. A avaliação vai de 0 a 500 e mede a qualidade das instituições.

"O comprometimento dos professores e a estrutura de qualidade fazem da universidade referência na área da saúde no Brasil", afirma Maria Terezinha Antunes, pró-reitora de graduação.

Hoje, a UFCSPA tem oito cursos ligados à área de saúde: biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e medicina. Os dois últimos receberam nota 5 no Enade, avaliação do MEC sobre a qualidade dos cursos.

Um dos diferenciais que garante a excelência das graduações, diz Antunes, é o contato com a realidade desde os primeiros anos. A universidade tem uma rede conveniada, que inclui a Santa Casa de Misericórdia da cidade, na qual os graduandos podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas salas de aula.

Mas a novidade para o ano que vem não está diretamente ligada à tradição da instituição. Para 2011, a UFCSPA está lançando o curso tecnológico em gastronomia. Com dois anos e meio de duração, o curso terá três eixos: o primeiro é ciência, arte e cultura; o segundo, ciência dos alimentos e, o último, empreendedorismo.

"A proposta é criar dois cursos por ano, na área tecnológica ou como graduação tradicional", diz Antunes.

Com recursos do Reuni --programa do governo de expansão das universidades federais--, a UFCSPA passa por obras de ampliação em sua infraestrutura. Estão sendo construídos novos andares e um novo edifício ao lado do prédio principal da instituição, que deverá abrigar salas de aula, laboratórios e bibliotecas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página