Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 13h09

PF de Alagoas prende sete suspeitos de desvio de merenda escolar

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
DE SÃO PAULO

A Polícia Federal em Alagoas prendeu nesta quinta-feira sete empresários suspeitos de participarem de um suposto esquema de fraudes na compra de merenda escolar em quatro municípios do Estado. Os suspeitos são donos de supermercados e fornecedores de alimentos.

Foram cumpridos também 16 mandados de busca e apreensão nas prefeituras de Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Traipu e Craíbas. Nenhum servidor público ou administrador municipal foi preso.

A investigação da PF estima que o possível esquema de desvio nas licitações para compra de alimentos já tenha causado um prejuízo de R$ 8 milhões entre 2007 e 2009. Os municípios recebem uma verba federal para ajudar pagar a merenda servida nas escolas públicas, beneficiando principalmente crianças pobres.

A PF não divulgou o nome dos empresários presos. Eles tiveram mandados de prisão temporária expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal, em Arapiraca. O inquérito apura os crimes de fraude a licitações, peculato (crime cometido por servidor público) e formação de quadrilha.

As prisões ocorreram em Maceió e Arapiraca. Os suspeitos estão sendo ouvidos pelo delegado que conduz a investigação na sede da PF na capital. A reportagem ainda não conseguiu falar com as prefeituras investigadas.

Em 2005, a PF realizou a Operação Gabiru, que também investigou um possível esquema de desvio de dinheiro da merenda em 11 prefeituras alagoanas. Na época, nove prefeitos e quatro ex-prefeitos foram presos. Os acusados estão respondendo a processo no TRF (Tribunal Regional Federal) da 5ª Região, com sede em Recife (PE). Em julho de 2009, outras 33 pessoas foram denunciadas à Justiça pelo Ministério Público Federal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página