Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2010 - 09h03

Enem 2010 vai definir 83 mil vagas em instituições federais

Publicidade

DE SÃO PAULO

Com 4,6 milhões de inscritos, o Enem 2010 será realizado neste final de semana --dias 6 e 7 de novembro.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
SP terá mais ônibus nas ruas no domingo devido ao Enem
F-1 e eventos complicam trânsito no dia do Enem em SP

A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que os inscritos no exame concorram a 83 mil vagas em 83 instituições federais de ensino, por meio do Sisu (sistema que destina vagas em instituições federais apenas com base na nota do Enem).

O número é 76% maior em relação ao ano passado, quando o exame foi reformulado. Em 2009, 47 mil vagas foram oferecidas pelo sistema integrado de vagas.

A prova deste ano deve seguir o modelo consolidado no ano passado, com uma novidade: a aplicação de questões de língua estrangeira. As perguntas, inseridas na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, serão de inglês ou espanhol, conforme escolha do estudante.

"As questões de língua estrangeira não vão poder exigir muito", aposta Francisco Achcar, coordenador do curso e colégio Objetivo.

Segundo o professor, uma das preocupações do Enem é não realçar o "abismo" educacional do Brasil. "E língua estrangeira é um dos pontos em que a diferença é maior."

Achcar acredita que as questões que cobrem conhecimentos de inglês ou espanhol venham com partes em português. "Não acho que vão cobrar longos textos, todo feito em outra língua."

Outra novidade é a proibição do uso de lápis na resolução das questões. Segundo o Inep, responsável pela elaboração e aplicação da prova, o leitor ótico só faz a leitura das questões respondidas com caneta esferográfica preta.

Nos anos anteriores, alguns alunos usavam o lápis permitido para rascunho para anotar as respostas. "Agora, não podendo levar lápis, seguramente todos irão marcar o cartão e fazer a redação com caneta", disse o Inep, por meio de nota.

A prova deste ano também deve ter mais espaço para rascunhos. No ano passado, a falta de espaço para cálculos e anotações gerou reclamações entre os estudantes.

O Inep informou que o problema será corrigido, mas não detalhou qual será o tamanho desse espaço a mais.

O que não deve mudar na prova de 2010 é a preocupação com o tempo. "O Enem é sempre trabalhoso e longo. Por isso recomendamos uma leitura rápida", afirma o supervisor de física do COC, Marco Antônio Gonçalves.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página