Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2010 - 15h50

Atrasados que ficam de fora da prova do Enem no DF culpam o trânsito

Publicidade

AGÊNCIA BRASIL

Nem o choro dos candidatos nem o apelo de alguns pais de alunos convenceram os fiscais de prova do Colégio Sigma, em Brasília, a liberar a entrada dos atrasados para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A cena comum no início de cada prova de concurso ou vestibular se repetiu hoje (6) em um dos locais de prova com maior número de inscritos da cidade. A maioria culpou o trânsito pelo atraso.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Os potões fecharam pontualmente às 13h01. Alessandra Lins, de 17 anos, disse que saiu de casa às 11h, mas não conseguiu chegar por causa do engarrafamento que se formou próximo à escola. "Não andava de jeito nenhum, estava tudo parado", argumentou. Aluna do Colégio Setor Leste, escola pública de Brasília, ela queria usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos). Ela quer fazer o curso de design de interiores em uma faculdade particular.

Alguns atrasados caíram no choro quando perceberam que não poderiam mais fazer a prova. Uma delas era Enaira Roberta de Alcantara, de 16 anos. Moradora de Ceilândia, cidade do Distrito Federal que fica a cerca de 30 quilômetros do centro de Brasília. "Fui para a parada às 10h30, mas o ônibus só passou uma hora depois. Geralmente eu só levo 50 minutos para chegar aqui", lamentou. A estudante reclamou da organização dos locais de prova. "Meu vizinho fazia prova em Taguatinga, que é muito mais perto. Por que me colocaram aqui?", questionou. Enaira também pretendia usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa do ProUni e cursar gastronomia.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais), os locais de prova foram estipulados levando em conta o endereço do candidato, informado no ato da inscrição.

Do lado de fora ficaram também alguns candidatos que não levaram o documento obrigatório. Para fazer a prova era preciso apresentar um documento oficial com foto - carteiras de identidade, de Trabalho, habilitação ou ainda o passaporte. Alguns trouxeram só a carteira estudantil, que não é válida.

As provas do Enem serão aplicadas hoje e amanhã (7) a 4,6 milhões de estudantes. Hoje, as provas serão de ciências humanas e da natureza, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. Amanhã os candidatos serão avaliados em códigos e linguagens e matemática, além da redação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página